sexta-feira, 8 de abril de 2016

Colômbia legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Loading


Sim! A Colômbia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo essa semana, mais precisamente ontem, 7 de abril.  Com isso, o país de Shakira é o quarto da Amélica Latina a tomar tal decisão, após Argentina, Brasil e Uruguai. A norma foi aprovada por seis votos a favor e três contra. 

Há menos de um ano, a Colômbia também deu um passo em direção a cidadania LGBT no país, no último mês de novembro foi aprovado a adoção de crianças por casais homossexuais.

Segundo reportagem do El País – Brasil o país vivia em um embate a respeito da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.  Em 2011, o alto tribunal colombiano reconheceu que “os casais homossexuais são uma família e que o Congresso devia regular o casamento igualitário, não houve avanços...O alto tribunal reconheceu-lhes o casamento civil, um vínculo que até agora podia ser feito diante de um juiz sob o rótulo de união solene, uma figura que criou um vazio jurídico, razão pela qual várias organizações LGTBI se uniram para pedir que fosse regulado”.