sexta-feira, 11 de março de 2016

Cineasta de Sense 8 e Matrix, Lily Wachowski, se assume transgênero

Loading

A cineasta norte-americana Lilly Wachowski anunciou nesta semana que é transexual. Em 2012, sua irmã Lana Wachowski também se assumiu transgênero. As duas são criadoras da série "Sense 8", que tem no elenco uma atriz transgênero. Além de "Sense 8", a dupla Lilly e Lana Wachowski é mundialmente conhecida pelo sucesso da trilogia “Matrix”, um dos maiores sucessos de ficção-científica.

A revelação foi feita por meio de uma carta, escrita por Lilly e publicada no “Windy City Times”, jornal LGBT norte-americano. Na publicação ela diz o seguinte:

“Ser trangênero não é fácil. Vivemos num mundo que reforça majoritariamente a orientação de gênero binária. O que significa que quando você é trans você tem que encarar a dura realidade de viver o resto de sua vida em um mundo hostil contra você. E eu tenho sorte. Tenho o suporte de minha família e os meios de arcar com médicos e terapeutas que me deram a chance de realmente sobreviver a este processo. Pessoas transgêneras sem suporte, meios ou privilégios não possuem este luxo. (…) Então, sim, sou transgênera. E sim, fiz a transição. Já me revelei para amigos e familiares. E também para as pessoas com quem trabalho. Todos estão felizes com isso. (…) Sem o suporte de minha esposa, amigos e familiares, eu não estaria aqui hoje”

A cineasta conta que decidiu se assumir após se sentir pressionada pelo The Daily Mail, que ameaçou divulgar a informação. Segundo ela, ela só precisava de um tempo para assentar as ideias e se sentir confortável antes de se assumir. Entretanto, devido as pressões, ela teve que apressar a decisão.