terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

TransEnem ajuda travestis e transexuais ingressarem na Universidade

Loading


O TransENEM inicia seu segundo ano de atuação em Belo Horizonte e, neste ano,  oferece 20 vagas para o curso pré-vestibular para pessoas transexuais e travestis. 

Criado em 2015, a iniciativa nasceu a partir da necessidade tornar o acesso ao ensino superior mais fácil para essa minoria social. O Brasil é, atualmente, o país que mais mata transexuais e trasvestis. O preconceito contra essa classe começa muitas vezes na infância, o que acaba comprometendo a educação dessas pessoas. Diante disso,  o TransENEM surge como uma possibilidade para solucionar esse problema. 

Em seu primeiro ano de existência, o TransEnem já apresentou resultados ajudando no ingresso de transexuais e travestis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no CEFET e na PUC-MINAS. Para os interessados, a pré-inscrição pode ser feita online  até o dia 29 de fevereiro de 2016. As aulas terão início a partir do dia 1 de março, na Escola Estadual Pedro II (Av. Prof. Alfredo Balena, 523 - centro). O programa é totalmente gratuito e não possui incentivo do governo.