Se você não sabe... na última semana estava programado ir ao ar na Globo o filme “Hoje Eu quero Voltar Sozinho” que mostra a história de amor entre dois adolescentes gays. Fato é que na última hora o filme não foi ao ar e para “piorar” foi exibido o filme “A casa da mãe joana 2” que continha algumas piadas consideradas homofóbicas.
A não exibição do filme fez diversos internautas se manifestarem na internet e o Grupo Dignidade, pró-LGBT e dirigido pro Toni Reis que já foi presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Na nota, que você pode ler na íntegra abaixo, a Globo esclarece que o filme não foi cancelado mas reprogramado. Leaim:
Prezado Sr. Toni Reis e demais integrantes do Grupo Dignidade,
Antes de tudo gostaríamos de esclarecer que a exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho” não foi cancelada, mas reprogramada, o que não é incomum numa rede de televisão.
Importante acrescentar também que o respeito ao outro e a valorização da diversidade são componentes essenciais da identidade Globo. Possuímos um amplo histórico de contribuição na luta pela defesa de direitos, condenamos o preconceito e atuamos intensamente no combate à homofobia em novelas, campanhas e reportagens. Temos alguns exemplos que o Grupo Dignidade deve ter acompanhado e que aqui ilustramos:
• De 2008 a 2016, 14 produções exibiram mais de 100 cenas socioeducativas abordando a homossexualidade, das quais 35 destacaram a homofobia;
• Nos últimos cinco anos, cedemos espaço para veiculação de campanhas próprias e de parceiros que juntas somam milhares de inserções;
• Entre 2013 e 2015, programas de entretenimento e jornalismo realizaram respectivamente mais de 30 abordagens e produziram mais de 70 reportagens.
•
Acreditamos que esses destaques revelam uma contribuição expressiva à causa e aqui estamos à disposição para o diálogo.
Central Globo de Comunicação