segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Polêmica? Globo emite nota sobre (não)exibição do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho na emissora

Loading

Se você não sabe... na última semana estava programado ir ao ar na Globo o filme “Hoje Eu quero Voltar Sozinho” que mostra a história de amor entre dois adolescentes gays. Fato é que na última hora o filme não foi ao ar e para “piorar” foi exibido o filme “A casa da mãe joana 2” que continha algumas piadas consideradas homofóbicas. 

A não exibição do filme fez diversos internautas se manifestarem na internet e o Grupo Dignidade, pró-LGBT e dirigido pro Toni Reis que já foi presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais  (ABGLT). Na nota, que você pode ler na íntegra abaixo, a Globo esclarece que o filme não foi cancelado mas reprogramado. Leaim:

Prezado Sr. Toni Reis e demais integrantes do Grupo Dignidade,

Antes de tudo gostaríamos de esclarecer que a exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”  não foi cancelada, mas reprogramada, o que não é incomum numa rede de televisão.

Importante acrescentar também que o respeito ao outro e a valorização da diversidade são componentes essenciais da identidade Globo. Possuímos um amplo histórico de contribuição na luta pela defesa de direitos, condenamos o preconceito e atuamos intensamente no combate à homofobia em novelas, campanhas e reportagens. Temos alguns exemplos que o Grupo Dignidade deve ter acompanhado e que aqui ilustramos:

De 2008 a 2016, 14 produções exibiram mais de 100 cenas socioeducativas abordando a homossexualidade, das quais 35 destacaram a homofobia;

Nos últimos cinco anos, cedemos espaço para veiculação de campanhas próprias e de parceiros que juntas somam milhares de inserções;

Entre 2013 e 2015, programas de entretenimento e jornalismo realizaram respectivamente mais de 30 abordagens e produziram mais de 70 reportagens.
Acreditamos que esses destaques revelam uma contribuição expressiva à causa e aqui estamos à disposição para o diálogo.

Central Globo de Comunicação