terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Começa hoje a I Semana de Diversidade de Ouro Preto

Loading

Assim como em Belo Horizonte, também acontece essa semana em Ouro Preto uma semana de atividades dedicada a diversidade LGBT. Começa hoje, 26 de janeiro, e segue até o dia 30 de janeiro a I Semana de Diversidade de Ouro Preto.

Nas imagens abaixo é possível conhecer toda a programação. Abaixo, você pode ler na íntegra a proposta deste evento que promete ser histórico para toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a população de Ouro Preto, Mariana e região dos inconfidentes, coletivos e articulações políticas em defesa e promoção dos direitos humanos em Minas Gerais.

“A viabilização de espaços onde se possa refletir e dialogar sobre a sociedade atual, suas estruturas e a forma como estas atingem os sujeitos em suas possibilidades e direitos é algo central para que se possa pensar uma sociedade plural, igualitária e realmente democrática. 

O protagonismo das lutas, a interseccionalidade e a visibilidade sobre as identidades e sexualidades historicamente marginalizadas são eixos centrais de discussão no evento, que busca promover espaços de diálogos com a população sobre as pautas em foco e questionar as estruturas de hierarquização e violência instituídas na sociedade. 

A necessidade de compreensão e combate às práticas de exclusão e segregação vigentes na vida de diversos grupos sociais foram pontos chave para a elaboração deste projeto. Tendo como ponto de partida a perspectiva interseccional, que tem como objetivo o reconhecimento das diversas possibilidades dos sujeitos, o evento traz como principal proposta a provocação e a discussão sobre as violências que permeiam as estruturas sociais. 

Neste sentido, a primeira edição do evento traz como tema “Diálogos e Diversidades” e visa possibilitar debates que discutam a interação entre a pluralidade dos sujeitos e as estruturas sociais partindo da mobilização coletiva para a promoção da integralidade dos direitos”