quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Conheça a campanha “Que diferença faz?” do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Loading

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está com uma ótima campanha contra a discriminação, estimulando respeito às diferenças. Trata-se da “Que diferença faz?”

A "Que diferença faz?”  tem caráter preventivo, provocador e sensibilizador e pretende promover o direito à diversidade em todas as suas formas, com maior ênfase para aquelas baseadas em raça, etnia, gênero e orientação sexual, situação socioeconômica, crença religiosa e deficiências físicas ou psicológicas.

A Campanha promove, até 10 de dezembro, por meio de campanha publicitária, divulgação na imprensa, canais em redes sociais e ações de formação para a prevenção à discriminação em locais de entretenimento, estabelecimentos comerciais, casas noturnas, bares e restaurantes, ginásios, estádios e grandes eventos. Há, ainda, parcerias previstas com setores relacionados à área de segurança pública, comércio, serviços e indústria e ao próprio sistema de justiça, com a finalidade de aprimorar o atendimento e a relação com o público. 

A ideia é a de uma sociedade sustentável exige o respeito recíproco entre aqueles que a compõem. Sustentada nessa premissa, nasceu a campanha Que diferença faz?, que tem como principal objetivo combater a discriminação e promover o respeito às diferenças. Em forma de pergunta, o slogan convida o interlocutor a uma reflexão sobre os efeitos da discriminação em relação à diferença de cada pessoa, estimulando-o a pensar sobre suas formas de enxergar o próximo e a respeitar a diversidade.

A identidade visual trata-se de um gesto de igualdade feito individualmente com o posicionamento paralelo dos dedos é o principal elemento identificador da campanha. Nas peças gráficas e promocionais, um grafismo complementa o gesto formando um sinal de diferente. 

Olha que legal essas imagens que estão sendo divulgadas nas redes sociais e que você encontra na Página do Muza no Facebook:




Lembrando que: Houve discriminação? Denuncie!  Ouvidoria do MPMG – disque 127 (ligação gratuita)  

Parcerias e apoios 

A Campanha “Que diferença faz?” é uma realização do MPMG, com iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (CAO-DH), envolvimento do Procon-MG, Coordenadorias, Centros de Apoio, Procuradorias e Promotorias de Justiça, e financiamento do Fundo Especial do Ministério Público (Funemp).

Uma parceria com a Rede Minas/Governo de Minas e a Fundação Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com promoção da TV Globo Minas. 

A iniciativa conta com o apoio de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e entidades públicas e privadas. Conheça algumas instituições que apoiam a campanha: 

Arena Independência
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – Abih/MG
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais – Abrasel  
Associação Imagem Comunitária 
Associação Mineira do Ministério Público - AMMP
Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI/Brasil)
Belotur
Centro Universitário UNA 
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Minas Gerais – Conic-MG
Consulado de Israel
Consulado do Senegal
Federação Mineira de Futebol – FMF
Instituto São Rafael
Minas Arena
Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus
Programa Polos de Cidadania UFMG
Projeto Novos Rumos / TJMG 
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais 
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares de Minas Gerais –  Sindijori-MG 
Sistema Fecomércio-MG / Sesc / Senac
Sistema Fiemg / Sesi / Senai
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais – Undime-MG