segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Keegan Hirst é o primeiro jogador britânico de rugby a declarar que é gay

Loading

O rugby não é um esporte muito conhecido no Brasil, mas no Reino Unido é um dos mais populares. Também é conhecido por ser um esporte “macho”, ou seja,referência para os homens hétreos, digamos assim. Desta forma, ter um profissional do rugby no Reino Unido assumindo sua sexualidade é algo significativo para os LGBT. 

O jogador reponsável pela proeza de enfrentar o universo macho do Rugby ao declarar publicamente que é gay, coube ao britânico Keegan Hirst. Sim! Ele é o primeiro jogador de rubgy do Reino Unido a dizer publicamente que é gay. 

Em entrevista ao jornal Sunday Mirror (veja o vídeo completo abaixo, em inglês, sem legendas), Hirst que tem 27 anos, revela que um dos motivos foi sua ex-esposa. Ela se sentia culpada pelo casamento dos dois não ter dado certo. Ele diz também que aos 15 anos que ele começou a sentir conscientemente atração por outros homens, mas como sempre viveu em um ambiente muito machista e fazia coisas “de homem”, como jogar rubgy, ele pensava: “Como eu posso ser gay?” 

Mas assim como todos os homossexuais que lidam bem com sua sexualidade, ter “saído do armário” está fazendo bem para ele:

Agora eu sinto que eu estou realmente respirando após segurar minha respiração por tanto tempo...  eu pensei que eu seria discriminado pro meus amigos e familiares mas eu não estou sendo... o apoio dos meus colegas de time e de outros times do rubgy estão realmente me surpreendendo, tem sido muito positivo”.