sábado, 1 de agosto de 2015

Acontece nesse domingo, 2 de agosto, a Parada do Orgulho LGBT de Contagem

Loading

Acontece no dia 2 de agosto (domingo) a 11ª Edição da Parada do Orgulho LGBT de Contagem. Com o tema “Lesbo-Homo-Bi-Transfobia: todas as vozes na luta contra a violência”, segundo a organização o ato político denuncia as agressões e mortes motivadas pelo ódio à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

A organização, desde 2005, é de responsabilidade do CELLOS-Contagem (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem). Segundo o presidente da entidade organizadora, Anderson Cunha Santos, “o ano de 2015 tem sido marcado pelo avanço do discurso conservador que alimenta o sentimento de intolerância e por consequência faz aumentar a violência”. Para ele, a Parada é um importante espaço de visibilidade da luta pelo respeito e reconhecimento das diferenças e por conquista de direitos. 

Para Thalles Rocha, vice-presidente do CELLOS-Contagem, o público mais vulnerável à violação de direitos são as travestis, “elas são as principais vítimas das mortes ocorridas em razão da orientação sexual e identidade de gênero e infelizmente o Brasil é recordista neste tipo de crime”. 

A Parada de Contagem além do caráter de denúncia “buscará conscientizar os participantes para a necessidade de criminalizar os atos de violência contra a população LGBT”, conclui Thalles. 

O público esperado é de 50 mil pessoas e contará com a participação de diversos movimentos sociais da Grande BH e do Interior do Estado. Em dois palcos acontecerão manifestações políticas e apresentações artísticas. A apresentação oficial da Parada estará sob o comando do artista Carlinhos Brasil. 

A concentração será a partir das 14h na Praça do Iria Diniz no Eldorado. A saída dos trios está marcada para as 17h e seguirá pela Avenida João César de Oliveira até a Passarela do Samba no Cinco onde será finalizada com os shows da Banda Salto Alto e Onyx Show. A abertura da passeata será feita por uma ala de travestis para visibilizar as mortes corridas neste segmento nos últimos anos na cidade. 

Serviço
11ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem
Dia: 02 de agosto (domingo)
Concentração: 14h
Local: Em frente ao Iria Diniz - Av. João César de Oliveira, 2889 (Próximo à Feirinha do Eldorado)
Show de encerramento: 18h30 - Cinco Contagem