terça-feira, 23 de junho de 2015

Aplicativo que auxilia no combate à homofobia no Brasil

Loading

Enquanto a criminalização da homofobia não se torna lei no Brasil uma das formas de combate ao preconceito contra os LGBT pode estar nas suas mãos, literalmente. Estamos falando do aplicativo GPSGAY que oferece espaço para que os usuários façam postagens públicas caso sofram atos homofóbicos. 

Além disso, o app, que forma um mapa colaborativo de locais gays e gay friendly, mostra as ONGs e entidades de defesa dos direitos humanos mais próximas de onde a pessoa está, para que possa procurar ajuda em casos de discriminação.

Para a fundadora do aplicativo, a designer gráfico Magdalena Rodriguez, ter a possibilidade de mostrar às outras pessoas onde há casos de homofobia é uma forma de evitá-la e combate-la. “No aplicativo também são publicados de forma permanente artigos que tem a ver com os direitos dos homossexuais e também divulgação de campanhas contra a homofobia”, explica ela. Caso ocorra um caso de preconceito em um dos locais cadastrados no aplicativo, os usuários podem fazer as queixas diretamente na página do estabelecimento e alterar sua avaliação do local, compartilhando o caso com a comunidade.

Para o futuro, a ideia é incorporar um espaço específico no aplicativo para cadastrar escritórios de advocacia que o oferecem defesa e aconselhamento em casos de discriminação para a comunidade LGBT.

Sobre o GPSGAY

Com mais de 200 mil usuários na América Latina, o aplicativo GPSGAY tem origem uruguaia e em abril foi lançado no Brasil para unir a comunidade LGBT. Ele reúne funcionalidades de redes sociais como Facebook, Foursquare, Amazon, Booking, Youtube em uma plataforma colaborativa. Por meio dele, é possível localizar outras pessoas cadastradas no aplicativo que têm os mesmo interesses de quem busca, além de encontrar hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos onde sejam totalmente bem-vindos. No Brasil, o app já conta com quase 80 mil usuários.

Com foco em atender às necessidades mais voltadas ao bem-estar e ao estilo de vida do público LGBT e não aos encontros sexuais, também são disponibilizados, tanto pelo celular quanto pelo site, filmes, séries, notícias, artigos, todos com a ênfase na temática LGBT. O aplicativo é gratuito e compatível com iPhone e Android.


por Valmique