quarta-feira, 6 de maio de 2015

Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro da voz a homens transexuais

Loading


O Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro (CELGBT/RJ) se reuniu com homens transexuais em sessão extraordinária. O objetivo foi ouvir as contribuições destes para a criação do Centro de Saúde Integral de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais – CESIT.

Durante o encontro foram abordados temas como o processo de readequação corporal, desde o apoio psicológico no momento da descoberta da transexualidade, passando pelas políticas públicas de saúde e pelo acesso ao tratamento hormonal e à cirurgia de mamoplastia.


Os participantes discutiram dúvidas sobre o processo transexualizador, o tratamento e tempo de espera para a cirurgia e a estrutura do estado para atender a demanda dessa população. Também foi colocada em pauta a necessidade da formação e capacitação dos profissionais da área médica sobre a questão da saúde dos homens transexuais.

Para quem não conhece o CELGBT/RJ é responsável por elaborar, acompanhar, monitorar, fiscalizar e avaliar a execução de políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) destinadas a assegurar a essa população o pleno exercício de sua cidadania. Ele foi criado em 2009 e faz parte do programa estadual Rio Sem Homofobia. Para saber mais clique aqui.