segunda-feira, 4 de maio de 2015

Conheça o Humaniza Redes: canal de denúncia contra homofobia na web do Governo Federal

Loading

Se você tem percebido ações homofóbicas, racistas ou mesmo machistas e sexista na internet, agora você tem um no canal para fazer denúncias, trata-se do Humaniza Redes, uma iniciativa do Governo Federal que propõe um “Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet”.

O Humaniza Rede conta com interessantes apoiadores como o Fcaebook, Twitter, Google e a OAB. “A internet é um espaço livre, um espaço aberto, mas, que nem por isso, deve estar abandonado. O fato de ser livre e aberto, não quer dizer que seja um espaço onde você possa fazer qualquer coisa, destruir, ameaçar pessoas e cometer abusos. O Humaniza Redes é uma medida super necessária e eu tenho certeza que vai atuar de forma muito positiva”, declarou o cartunista Laerte Coutinho.

Como funciona? 

Simples, acesse o site oficial e faça sua denúncia, que pode ser tanto sobre questões na web quanto na vida real.  Abaixo, algumas orientações oficiais:

Canal denuncias na Internet.

Quem analisa e vincula o link da internet em que ocorre a violação é o cidadão quando escolhe dentre as opções de conteúdos e nos direciona a denúncia.

Depois de feita a denúncia, a Ouvidoria analisa se o link denunciado corresponde ao conteúdo indicado e, se sim, encaminha aos órgãos competentes, conforme ordenamento jurídico brasileiro. Quem verifica se houve violação ou crime são os órgãos de proteção e responsabilização.

Canal de denuncias fora da Internet

O cidadão nos conta o que aconteceu, com que, onde e como ocorreu a violação, nós analisamos o conteúdo do ocorrido, indicamos as supostas violações e encaminhamos aos órgãos de proteção e responsabilização para que estes realizem a apuração e representação da denúncia, se houver indícios.