segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Projeto do Brasil propõe a fiscalização dos direitos homossexuais pela ONU

Loading


Polêmica internacional! O governo brasileiro vai apresentar um projeto de resolução para que a responsabilidade da defesa dos direitos homossexuais seja passada para a Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é interessante, mas já apresenta resistência por parte de representantes internacionais.

Em fase de elaboração pelo Itamaray, a resolução propõe que a ONU seja obrigada apresentar um informe sobre a situação dos homossexuais no mundo. A revisão permanente das violações dos direitos contra a população LGBT terá que ser divulgada a cada dois anos.

O texto proposto pelo Brasil demonstra "a grave preocupação com atos de violência e discriminação, em todas as regiões do mundo, cometidas contra indivíduos por orientação sexual”.

Apesar de contar com o apoio de vários países da América do Sul e do Ocidente, o Itamaraty afirma enfrentar dificuldades para negociar o texto da resolução. Uma vez aprovado o projeto, o assunto entraria de uma vez por todas na agenda dos direitos humanos.

Vale ressaltar que o Brasil já apresentou, em 2003, o projeto à ONU. Mas devido a pressões feitas por países àrabes a abandonar a ideia. Está prevista uma votação durante a assembleia geral no final do mês.

Aguardemos o bom senso e humanidade dos governantes durante a decisão do assunto.

Fonte: Agencia Estado