segunda-feira, 7 de julho de 2014

Saiba mais sobre o Rio Festival Gay de Cinema que já está acontecendo

Loading

Contando com obras de 24 países, além de convidados internacionais, o Rio Festival Gay de Cinema chega à quarta edição ampliando seu circuito – incluindo pela primeira vez sessões na Zona Norte da cidade – e com um recorde de filmes em exibição. Entre longas, médias e curtas metragens, serão 103 produções que, segmentadas em várias mostras, vão abordar a diversidade de gênero e a sexualidade por diferentes pontos de vista. O Rio Festival Gay de Cinema acontece de 3 a 13 de julho.

O carro-chefe da programação é a Competição Internacional de Longas-Metragens, que vai receber 14 filmes inéditos – entre eles o documentárioOUT in the Line UP (2014), que abre o festival com apresentação do produtor francês Thomas Castets, também fundador do grupo Gay Surfers. Já a Competição Internacional de Curtas-Metragens vai contar com 57 filmes.

Os demais títulos vão se dividir entre a Mostra Circuito (três longas), o Especial Cervantes (quatro longas e um média), o Especial Esportes (dois longas), o Especial Diversidade em Animação (dez curtas), o Especial Dança em Foco (dez curtas) e a Filmografia JC Calciano, com três longas – incluindo um inédito, The 10 Year Plan (2014) – do realizador norte-americano. Haverá ainda a participação da cantora argentina Susy Shock, que vai apresentar o showPoemario Trans Pirado após a exibição do filme do qual faz parte, o média-metragem Andrea (2013).

Uma novidade é o seminário “Sexualidade, gênero e performance”, que tem como objetivo discutir maneiras pelas quais é possível romper as barreiras da performatividade e colocá-las em um lugar político-social de destaque. Entre os palestrantes estarão artistas, ativistas e nomes que de alguma forma contribuem para a causa LGBT.

O circuito do Rio Festival Gay de Cinema abrange o Centro do Rio (Caixa Cultural, Centro Cultural da Justiça Federal e o Museu de Arte do Rio – MAR, que vai abrigar os seminários), a Zona Sul (Instituto Cervantes, em Botafogo) e a Zona Norte (Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e Arena Carioca Dicró, na Penha), difundindo em toda a cidade, por meio da arte, os desejos, os anseios e o estilo de vida da comunidade.

O Rio Festival Gay de Cinema 2014 tem o patrocínio da CAIXA. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.