quinta-feira, 24 de julho de 2014

Acontece hoje em BH debate sobre “Copa do Mundo, Gênero e Sexualidade - Higienização Urbana”

Loading


Acontece hoje em BH, no Espaço do Conhecimento UFMG, um interessante debate sobre: “Copa do Mundo, Gênero e Sexualidade - Higienização Urbana”, promovido pelo Nuh – Educação Sem Homofobia em parceria com o próprio Espaço. A entrada é gratuita.

Para debater a cerca das mobilizações e ocupações territoriais atreladas às temáticas de gênero e sexualidade nos meios urbanos, convidamos A professora de História da UFMG Regina Helena Alves da Silva e a militante Indianara Alves Siqueira.

Contextualização: As transformações urbanas realizadas nas cidades brasileiras em função da Copa do Mundo revelam a tentativa de se construir um projeto hegemônico de cidade, pautado na modificação e higienização do espaço público. Movimentos sociais e órgãos de defesa dos direitos humanos frequentemente denunciam violações a cidadãos, relacionadas à moradia, trabalho, direito à manifestar e violência policial. 

Percebe-se que por trás do modelo “ideal” de cidade estão aqueles que se encontram excluídos dessa realidade, por não se adequarem ao modelo binário, político, social e econômico exigido. E, justamente por estarem à margem, são esses os sujeitos que mais sofrem com o não reconhecimento de seus direitos e ausência do Estado. As lutas da população LGBT não permaneceram fora de tais ações sofrendo impactos tão proporcionais quanto às demais mazelas sociais que se agravam no país. 

Serviço:
DEBATE: Copa do Mundo, Gênero e Sexualidade - Higienização Urbana
Data: 24 de julho (hoje)
Horário: 19h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, s/n, Funcionários, 30140-010 Belo Horizonte).