terça-feira, 24 de junho de 2014

#Rebu Público gay reclama, nas redes sociais, de possíveis novos casais homossexuais em tramas da Globo

Loading
Mariana Lima e Laura Neiva. Montagem a partir de fotos da Globo Filmes e Gshow.  

Mais gays e lésbicas na telinha.
Globo anuncia novos possíveis casais. Fãs – gays -  já reclamam nas redes. 

Personagens LGBT parecem já fazer parte das tramas recentes na TV Globo. Atualmente, duas novelas tratam do tema: “Em Família” traz o casal de lésbicas Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) e “Geração Brasil” tem uma personagem transexual, a Dorothy (Luis Miranda).

Essas personagens parecem agradar o público, apesar de protestos dos mais conservadores. Nas redes sociais, Clarina, como é conhecido o casal de “Em Família”, caiu nas graças de um número significativo de fãs – gays e hetero –, que torcem pelo o final feliz das duas e, claro, pelo esperado beijo.

Para a próxima novela das 23h, o remake de “O Rebu”, a Globo anunciou mais um possível casal de lésbicas. A promoter Roberta Camargo (Mariana Lima) e sua pupila Betina (Laura Neiva) trabalham juntas, são amigas muito próximas e, segundo a assessoria da emissora, podem vir a formar um casal. A novela tem estreia prevista para 11 de julho.

No horário das 21h, Leonardo (Klebber Toledo) poderá se envolver com Cláudio (José Mayer) em “Império”, que tem previsão de estreia para o dia 21 de julho. Nessa novela, além do provável casal, a polêmica já gira em torno do personagem de José Mayer – famoso por seus papéis de mulherengo. Em entrevista à colunista do jornal O Globo, Patrícia Kogut, Klebber Toledo disse que o público “está cada vez mais receptivo” aos gays.

Porém, pelo que demonstram as fãs do casal formado por Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), de “Em Família”, essa receptividade é relativa. Desde o anúncio de “O Rebu”, quem dedica boa parte do tempo a Clarina nas redes critica a atitude da TV Globo. A maioria considera a postura da emissora “oportunista”, como uma ação para aproveitar a grande mobilização do fandom. Ao longo da trama, no próprio twitter, as fãs de Clarina reclamam, diariamente, do tratamento dado ao romance pela emissora. Mesmo agora, com as duas assumindo o namoro e com um pedido de casamento em vista, o casal ainda não se beijou e a troca de carícias é pouco realista. 
“Migrar o fandom? Bem, eu, tô fora”, afirma @Pimenta_Afiada, uma das mais ativas fãs de Clarina no twitter. Ela não é a única. Veja, abaixo, o que dizem as fãs de Clarina no twitter sobre a próxima novela.

As clarináticas não deixam de ter razão. Pela sinopse de “O Rebu”, divulgada pela assessoria da emissora, no início da novela, Betina e Roberta parecem ser “mais que amigas, mas ninguém sabe ao certo”. O romance das duas poderá evoluir de acordo com a resposta do público. Será que a resposta será tão entusiasmada quanto essa reação das fãs de Clarina?