quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sexta em BH: debate sobre “Estado Laico, religiões e diversidade sexual”

Loading


Na próxima sexta-feira, 11 de abril, acontece um interessante debate sobre “Estado Laico, religiões e diversidade sexual”. Trata-se de mais uma ação do Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para discutir o tema, estarão presentes os convidados Marco Antônio Torres, Pesquisador do Departamento de Educação do Programa de Pós graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. Ele participou entre 2010/2011 do grupo de trabalho do Ministério da Educação para acompanhar a implantação do Programa Brasil sem Homofobia e o Plano Nacional de Promoção da Cidadania dos Direitos Humanos LGBT; e Marcos Lourenço Barbosa, graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e em Serviço Social pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Membro da Igreja da Comunidade Metropolitana de Belo Horizonte. 

A proposta do Debate inclui análise-proposta investiga os modos como sexualidades e religiões/crenças se des/encontram nas dinâmicas entre sujeitos, a partir da precariedade da laicidade no Estado Brasileiro. Considera que a liberdade não é ausência de limites e/ou tensões nas relações sociais. A liberdade de cada um e de todos se constitui de modo bastante complexo no contexto sócio-histórico em que ela é proclamada... O que se presencia hoje no Brasil, principalmente com a bancada evangélica, ao utilizar o aparato político do estado para impor sua hegemonia ideológica, é um retrocesso no estabelecimento da cidadania, na medida que a nação brasileira possui uma grande variedade de grupos com expressões religiosas e ideológicas diferentes, muitas vezes em choque com o pensar fundamentalista.  

Serviço
Debate “Estado Laico, religiões e diversidade sexual”
Data: 11 de abril (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Espaço 104 (Praça Ruy Barbosa, 104)
Entrada Franca.