terça-feira, 22 de abril de 2014

Conheça a personagem transexual do jogo Street Fighter: Poison!

Loading



Quem gosta de videogame desde o início dos anos 90, principalmente jogos de luta - como esse que vos escreve ;) - sabe que Street Fighter, o jogo de luta da Capcom, é um marco para os jogos do gênero e um clássico. Felizmente, existem versões do jogo até hoje. A última será lançada em breve, provavelmente junho, e se chama “Ultra Street Fighter IV”. Mas... e daí?

E daí meus caros, que essa nova versão traz como um novo personagem para jogar uma transexual. Isso mesmo! E o seu nome é Poison (veneno, em inglês). Mas calma, que não é tão simples assim. 

Na verdade afirmar que Poison é trans não é 100% verdadeiro, mas 99%. No vídeo abaixo,  Criado por MegatonStammer, é possível saber toda a história da personagem que surgiu primeiramente em outro jogo e como um personagem não jogável: Final Fight, do final dos anos 80. 

Como mostra o vídeo, com suas devidas fontes e registros, naquela época Poison e Roxy eram transexuais desde seus rascunhos. Dá pra acreditar que no anos 80 criadores de videogames já estavam pensando nisso?!  Ow! Pois bem, a curiosidade não para por aí. Outra justificativa para a história de Poison e Roxy foi classifica-las como “travesti” para o mercado dos Estados Unidos, afinal, no jogo batia-se em mulher e isso  não ia pegar bem. Então, por que não ao invés de ser uma mulher ser um travesti ou um transexual? Bingo!

Mas ao longo dos anos, Poison continuou a aparecer em outros jogos da Capcom, mas geralmente não como personagem jogável. Já Roxy não seguiu carreira. Entretanto, a Capcom nunca se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas sabe-se de consultoria da Capcom com a Glaad, ong de defesa dos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos. 

O vídeo abaixo detalha toda essa curiosa história do mundo do videogame. Na sequencia, teaser e trailer do jogo “Ultra Street Fighter IV” com imagens da Poison.