quarta-feira, 26 de março de 2014

Sexta, em BH, debate sobre “Transhomens no You Tube: autorrepresentações de sujeitos em trânsito”

Loading


Na próxima sexta-feira, 28 de março, acontece mais um interessante debate sobre  “Transhomens no You Tube: autorrepresentações de sujeitos em trânsito”. Trata-se de mais uma ação do Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para discutir o tema, estarão presentes os convidados Joana Ziller, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, pesquisadora do CCNM e membro da equipe do Nuh/UFMG; Roberto Alves Reis,  professor do Instituto de Comunicação e Artes/Una, coordenador do projeto UNA-se contra a Homofobia e membro da equipe do Nuh/UFMG; Tatiana Carvalho Costa, professora do Instituto de Comunicação e Artes/Una, documentarista e membro da equipe do Nuh/UFMG; e Marjorie Zocrato, graduanda do curso de Comunicação Social da UFMG, ex-bolsista do Nuh/UFMG.

O objetivo do Debate inclui analisar a expressão de sujeitos transexuais FTM no YouTube em seus aspectos semióticos, técnicos e de linguagem, refletindo sobre o contexto midiático a as representações de sujeitos em trânsito. Em sua proposta, observa-se que sites de compartilhamento de vídeo como o YouTube são frequentemente usados por transexuais para compartilhar as especificidades do processo de transição de gênero, os efeitos da terapia hormonal sobre o corpo, os resultados de cirurgias de transexualização e as soluções encontradas para problemas comuns, mas pouco discutidos tanto médica quanto socialmente.

Serviço
Debate “Transhomens no You Tube: autorrepresentações de sujeitos em trânsito”
Data: 28 de março (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Espaço 104 (Praça Ruy Barbosa, 104)
Entrada Franca.