domingo, 9 de fevereiro de 2014

Veja protestos contra lei antigay na Rússia feito por empresas e artistas, como t.A.T.u, aproveitando os Jogos de Inverno que acontecem no país

Loading


A realização dos Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia tem sido uma oportunidade para diversos protestos referentes a lei antigay existente no país, que tem contribuído para uma realidade difícil aos LGBT de Rússia com direito a violências físicas, psicológicas e morais.

Desta forma, o Instituto Canadense de Diversidade e Inclusão (CIDI) criou um ótimo vídeo no qual o slogan é: "Os Jogos de Inverno sempre foram um pouco gays. Vamos lutar para mantê-los assim.”. 


Outra instituição que resolveu se manifestar foi  a Lotus, empresa da Fórmula 1. A escuderia inglesa desejou a todos os atletas sucesso nos Jogos juntamente com uma imagem que mostra dois homens se beijando (imagem acima): - Antes da cerimônia de abertura, gostaríamos de desejar a todos os atletas uma bem-sucedida  Olimpíada de Inverno #Sochi2014. Curiosamente a postagem foi retirada do ar cinco horas depois da postagem: “- Gostaríamos de pedir sinceras desculpas pela postagem de uma mensagem não autorizada em nossa conta do twitter hoje e garantir que isso não poderá acontecer novamente”. A Lotus é famosa por polêmicas.  


Na sexta-feira, dia oficial de lançamento dos Jogos de Inverno, a cantora norueguesa Annie divulgou seu videoclipe da música “Russian Kiss”. Em seu site ela escreveu: “Os Jogos Olímpicos de Inverno também trazem emoções profundas: interpessoais, nacionais e globais. Milhões espectadores testemunham essas emoções. Normalmente, elas encontram sua expressão em abraços e beijos. Você pode observar isso no fim de uma prova, durante a cerimônia de medalhas – companheiros que abraçam-se, os vencedores beijando seus parceiros. Isto pode ser difícil quando os Jogos Olímpicos têm lugar em Sochi, em fevereiro. Como sabemos, Vladimir Putin introduziu leis que proíbem gays e lésbicas para mostrar o seu amor em público na Rússia. Além disso, é proibido falar de forma positiva sobre a homossexualidade em público.” 

Curiosamente, na abertura de cerimônia dos Jogos Olímpicos de Inverno uma das atrações musicais foi a dupla t.A.T.u que fez sucesso no início dos anos 2000 quando as duas vocalistas forjaram viver um romance lésbico. Além da presença das duas ali ser no mínimo curioso elas cantaram a música  “Nas Ne Degonyat”, que em inglês tem o título de “Not Gonna Get Us” (Eles não vão nos pegar”.