domingo, 2 de fevereiro de 2014

Repercussão: Atores, autor, diretor, famosos, Rede Globo em nota e até RuPaul falam sobre o beijo gay

Loading

A última sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, entrou para a história da teledramaturgia brasileira e para a visibilidade LGBT do Brasil ao exibir o primeiro beijo gay em uma novela. Obviamente, é o assunto do momento e gerou/gera diversas repercussões. Felizmente, no geral, os comentários são positivos: desde a fila do supermercado (presenciada por esse quem escreve) até as redes sociais. É claro que em algum momento surge religiosos e moralistas de plantão, mas eles estão em minoria e sempre são muito bem respondidos pelos internautas. 

De sexta até hoje diversos famosos, os principais atores envolvidos (Mateus Solano e Thiago Fragoso), diretor, autor, a própria Rede Globo em nota e até mesmo RuPaul comentaram positivamente sobre o beijo gay. Abaixo, um apanhado geral. A maioria dos comentários dos famosos foram pelo twitter:

Mateus Solano: "Fiz história? Não sei, é tudo tão efêmero, mas fico feliz porque é uma cena que vai reverberar na sociedade em outros trabalhos. É um pequeno passo na dramaturgia mas um grande passo na sociedade... Eu acho que foi na medida certa do que o público estava esperando e precisando”, .

Thiago Fragoso: "Foi um trabalho de muito afinco e sensibilidade e que foi coroado com um grande momento... Muito feliz! Obrigado pelas mensagens, obrigado por tudo... Eu falei: ‘Caramba. Eu realmente estou fazendo isso. Vai acontecer, que legal"

Nota da Rede Globo após a exibição do Beijo:  “Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história”.

Wolf Maya, diretor de núcleo da novela: “"Quase todos os amores foram entendidos nessa história. O amor entre uma autista e um advogado, o amor entre dois velhos, o amor entre pessoas de regiões diferentes, o amor entre dois rapazes... E nesse ponto tocou muito em todo mundo. Porque talvez tenha sido a primeira vez que se falou com tanta sinceridade e com tanta pureza do amor entre dois homens... interessa para nós que você entenda que o amor, na nossa época, é muito mais múltiplo do que parece ser e que nós temos que estar abertos e até vibrarmos em relação a isso.. (Walcyr Carrasco – o autor) conseguiu com Amor à Vida tocar no coração do brasileiro e fazer com que o brasileiro, de uma forma geral, entendesse melhor o amor, as formas de amor".

Walcyr Carrasco, autor da novela: “A novela foi um marco na quebra de paradigmas. Demonstrou para a sociedade a convivência entre diferentes. O beijo gay diz que o mundo é para todos”

Sidney Sampaio, ator: “Os dois fizeram um lindo trabalho e mereciam esse marco”.

Maria Casadevall, atriz: “Achei incrível. É um marco na TV brasileira”.

Rosamaria Murtinho, atriz: “Não tem a menor importância se teve ou não o beijo. Tem que encarar como algo normal. Quantos beijos tiveram no fim da novela e ninguém comentou?”

Preta Gil: “Foi lindo!!! Parabéns Mateus e Thiago pela excelente, doce e amorosa cena, o beijo foi tão natural... Aí o beijo mais lindo !!! Amei”

Jean Wyllys: ““Estrou em prantos! Amor à vida! Que emocionante essa cena! Que redenção linda! Parabéns Mateus Solano! Rolou! Viva! Ainda não foi aquele beijo molhado! Mas foi, sim, o beijo do casal gay protagonista! Parabéns! Hoje é um dia histórico. Marca a história da televisão; de LGBTs e do Brasil. E sou feliz de fazer parte dessa história! E de contribuir!"

Luciano Huck: “"Pronto. Assunto beijo gay, resolvido. Vamos ao próximo. #AmorAVida  Lindo final. Parabens Walcyr Carrasco, Maurinho, Wolf, toda a equipe & elenco impecável”

Bruno Gagliasso: “"A arte e o amor venceram. Mt bom. Parabens!!!! #mateus #felix #thiago #nico"

Serginho Groisman: "Histórico esse último capítulo. Qualidade e audiência podem sim se abraçar"

Pitty: “"Gente, tô emocionada até agora, juro #beijogaynanovelaeufui"

Giovanna Lancellotti‏: “"Boaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Realidadeeee !!!! Felix e Niko lindos de mais !!! "Walcyr Carrasco parabéns parabéns parabéns pela iniciativa!!!!"

Daniela Mercury: “"Que arraso!!!! Orgulho de Walcyr. Viva o amor!!!!"

José de Abreu: “"Beijo! @mateusolano @fragosothiago"

Glória Perez: “Parabens querido! Finalmente o beijo gay desencantou! :-))) @WalcyrCarrasco"













Em tempo: Hoje o Fantástico irá exibir uma entrevista com os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso sobre terem protagonizado o histórico beijo gay na novela. Clique aqui para ver uma prévia da entrevista.