sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Homem ou mulher? Facebook oferece 50 opções de gênero

Loading

Olha que legal: o Facebook agindo, mais uma vez, da forma mais gay friendly possível está com uma nova ferramenta que permite que seus usuários definam o seu gênero muito além de homem e mulher. Ao todos, são mais de 50 opções diferentes. Isso mesmo!

Dentre as opções existe ainda a “não opção” que é “neutra”. Mas para os que querem definir o seu gênero, como listou a Folha, há: andrógeno, bigênero, cisgênero, feminino cis, masculino cis, homem cis, mulher cis, de feminino para masculino ("female to male" ou FTM); de masculino para feminino ("male to female" ou MTF), neutro, nenhum, outro, pangênero, queergênero ("gender queer"), sem gênero ("agender" ), trans, pessoa trans, homem trans, trans masculino, trans feminino, transgênero, variante de gênero, questionamento de gênero, não binário.

Quem optar por um “gênero personalizado” pode ainda escolher a forma como ser tratado: masculino, feminino ou neutro. Também é possível deixa essa informação apenas para um grupo de amigos.

Mas calma: inicialmente o trabalho será apenas para usuários em inglês nos Estados Unidos, algo em torno de 159 milhões. O Facebook avisou que em breve os demais países serão atualizados. 

Ao divulgar a novidade via fanpage Facebook Diversity, com a bela imagem acima - que é a sede do Facebook na Califórnia - foi postado um belo texto sobre aceitar quem você é. Abaixo, tradução, excluZiva, na íntegra:

“Quando você vem ao Facebook para se conectar com pessoas, causas e organizações, nós queremos que você se sinta confortável com você mesmo, com sua verdade. Uma parte importante disso é a expressão de gênero, principalmente quando isso vai além de definições como “homem” e “mulher”. Então, hoje, estamos orgulhosos de oferecer uma nova forma de personalização de gênero para melhor você expressar sua identidade no Facebook.

Nós colaboramos com nossa rede de apoio, organizações LGBT, para oferecer uma vasta lista de identidades de gêneros que as pessoas usam para descrever a si mesmas. Além disso, a pessoa que escolher personalizar seu gênero terá agora a oportunidade de escolher o pronome que quer ser tratado: masculino (ele/dele/seu), feminino (ela/dela/sua) e neutra (ele/seu).

Também oferecemos a possibilidade dos usuários compartilharem essa informação com seu público. Nós reconhecemos que para algumas pessoas isso possa ser um desafio e essa opção permite que as pessoas se expressem de uma maneira autêntica.

A personalização de gênero está disponível para todos usuários do Facebook em inglês dos Estados Unidos. Para saber mais e aprender a utilizar visite (clique aqui e veja o passo a passo)”