quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Belo Horizonte realiza casamento gay coletivo e reúne 61 casais

Loading
Crédito: Portal O Tempo On Line

Depois do Rio de Janeiro, foi a vez de Belo Horizonte realizar um casamento gay coletivo.  A cerimônia aconteceu na tarde de ontem, 11 de dezembro, na Defensoria Pública de BH. Ao todo, 61 casais legalizaram suas uniões, sendo 13 gays e 48 lésbicos.

60 casais que oficializaram a união nesta quarta-feira (11) na Defensoria Pública de BH. O primeiro casamento coletivo homoafetivo de Minas garantiu o registro legal de 48 pares de mulheres e 13 de homens. Os casais receberam a certidão, registrada em cartório, com a mesma validade das uniões heterossexuais.

Em entrevista ao portal Hoje Em Dia, a defensora pública-geral do Estado, Andréa Garzon declarou: “O que fizemos foi dar a todas essas pessoas uma garantia de direitos já previstos por lei. Apesar de parecer um detalhe, a partir de agora, a sensação de pertencimento à sociedade é maior”. Na mesma reportagem, um dos noivos presentes afirmou: “Estamos quebrando um tabu que não tem mais por quê existir. Somos um casal como qualquer outro, e merecemos respeito. Agora, também à luz da lei”, disse o supervisor de limpeza Leonardo Gonçalves de Carvalho, de 30 anos. 

Segundo informação do portal R7 a empresária Roberta Pereira, proprietária do Joulie Buffet, doou 200 bem-casados para serem distribuídos na cerimônia, mesmo não conhecendo nenhum dos noivos: “A ideia é apoiar essa luta que dura há tanto tempo para reconhecer os direitos. Vi a campanha pela internet e decidi apoiar, comemorar junto. Fizemos 200 bem-casados clássicos, com uma tag de "enfim casados". Na página oficila do Buffet no Facebook está a bela mensagem: 

“O bem-casado simboliza a união entre duas pessoas através do amor. Hoje, em Belo Horizonte, 61 casais homoafetivos estão se unindo pelo desejo de felicidade, pelo compromisso, pelos sonhos, pelo amor... Isso só nos confirma que qualquer maneira de amor vale a pena. Para festejar este momento tão importante, Jolie Buffet presenteia noivos e noivas com os bem-casados. Que sejam felizes para sempre”.