terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nesta semana acontece o 4º Seminário LGBT e cidadania do Vale do Jequitinhonha

Loading

Acontece na próxima quinta e sexta-feira, 28 e 29 de novembro, o 4º Seminário de Direitos e Cidadania LGBT do Vale do Jequitinhonha. 

O evento é uma realização do Grupo Local de Araçuaí e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania (NUH) LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Polo do Jequitinhonha da UFMG, Centro Cultural Luz da Lua e Prefeitura Municipal de Araçuaí.

A edição deste será na cidade de Araçuaí  e terá como temática: “Família: Direitos Humanos e Diversidade Sexual”. Nesses dois dias, pesquisadores(as), representantes governamentais, ativistas e profissionais de Saúde, Educação, Assistência Social, bem como a população local estarão reunidos na tentativa de discutir as dinâmicas do machismo, sexismo e homofobia. O evento buscará identificar, a partir da realidade local como os aparelhos públicos nos campos da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Segurança Pública podem superar as exclusões de pessoas LGBT, de modo a garantir os direitos humanos e a cidadania.

Abaixo, você pode ver a programação completa, na sequencia um breve histórico deste Seminário que teve sua primeira edição em 2009. 

Dia 28 de Novembro de 2013 (quinta feira-feira):

13:00 às 14:00 – Credenciamento; exibição de vídeos temáticos e apresentação cultural
14:15 às 15:00 – Mesa de abertura com representantes institucionais
15:00 às 17:00 – Mesa de Debate: “Família: Diversidade Sexual e: Direitos Humanos”

Coordenador: 
• José Pereira – Produtor Cultural e Coordenador do Centro Cultural Luz da Lua / Araçuaí

Debatedoras: 
• Ângela Maria Oliveira Guimarães – Psicóloga da Saúde Mental – Itinga/MG e Psicóloga do Centro Especializado de Assistência Social – Araçuaí/MG
• Maria Aparecida Dos Santos Queiroz – Responsável pela Casa da Juventude – Itaobim/MG e pelo Centro de Convivência Arco-Íris em Medina/MG
• Nívea Mônica da Silva – Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário do Ministério Público e Estadual
• Juliana Diniz – Professora da Rede Municipal de Contagem/MG e integrante do NUH/UFMG.

29 de Novembro de 2013 (sexta-feira):

08:00 às 12:00 – Grupos de Trabalho (GT)
• GT 1 – Desenvolvimento, Seguridade Social, Saúde e Sexualidade
Coordenadores: Leonardo Tolentino (NUH/UFMG) e Rafael Parreira (Psicólogo Itinga/MG)
• GT 2 – Educação, Gênero e Sexualidade
Coordenadoras: Juliana Diniz (NUH/UFMG), Lucimária Borges Luiz (Orientadora de Formação – Programa Travessia Nota 10) e Ângela Freire (Representante Cultural – Araçuaí/MG)
• GT 3 – Cultura e Políticas Públicas
Coordenadores: José Pereira (Centro Cultural Luz da Lua) / João Paulo Tiago (NUH/UFMG)

14:00 às 17:00 Mesa de Encerramento: Políticas e Ações Estratégicas 
Coordenadores: 
• Leonardo Toletino – Professor da Faculdade Pitágoras; Analista de Políticas Públicas no município de Belo Horizonte e integrante do NUH/UFMG
• João Morais – Ator e Coordenador da Programação Cultural do IV Seminário LGBT do Vale do Jequitinhonha
• Janice Taylor – Servidora Pública da Saúde – Araçuaí/MG
• Luciano Cardoso – Professor da Rede Municipal do município de Itaobim/MG
• Jhenny Rodrigues Cardoso - Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário LGBT do Vale do Jequitinhonha
• Joana D’arcRocha – Educadora Municipal e Estadual e Cantora – Araçuaí/MG

17:30 – 19:30 – Apresentações Culturais 
19: 30 – Encerramento com o espetáculo “No sofá da Kayete” 

História:

Esse seminário é fruto de um sonho em prol da construção de um Vale para todos e todas. Um Vale onde meninos e meninas, homens e mulheres pudessem ter seus direitos garantidos em sua plenitude, inclusive do ponto de vista de gênero e sexualidade. 

Nos fins de 2009, ocorreu o 1º Seminário de Direitos e Cidadania LGBT DO VALE DO JEQUITINHONHA, Organizado pelo Programa Polo E pelo Nuh/UFMG, em parceria com a Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e a Prefeitura Municipal de Jequitinhonha. A iniciativa buscou fomentar a organização e consolidação de movimentos LGBT no Vale. 

Para que essa primeira edição ocorresse, tivemos que contar com os sonhos e lutas de pessoas e grupos muito importantes: As Blayblayds, que desde de 2004 pautavam publicamente, por meio de suas apresentações culturais, a visibilidade das questões LGBT. Não podemos deixar de lembrar da FECAJ, na pessoa de Ângela Freire, e do programa Polo, especificamente nas pessoas do Professor Marcio Simeone e da estagiária Luanda Queiroga. Todos esses grupos, juntos, estimularam a criação do evento e possibilidade de que a população de Jequitinhonha e de todo o Vale pudesse se reunir para discutir questões que antes pareciam um sonho, mas que em novembro de 2009 se tornava realidade. 

Nesse momento contamos com o apoio, do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério de Saúde; Keila Simpsom, da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais; e a secretária de direitos humanos da presidência da republica. Ainda destacamos Ângela Guimarães, representante do CRP Vale. Não nos esquecendo do apoio que tivemos da Educação Municipal e casa de Cultura. 

Em 2011 pudemos, mais uma vez nos reunir e somar forças ao combate a homofobia. Com realização do NUH/UFMG e apoio do Polo JEQUITINHONHA e as secretarias municipais de educação e saúde de Jequitinhonha, as questões e discussões levantadas na primeira edição puderam ser aprimoradas. Em Junho do ano passado, assistimos uma cena que só alimentou em nós a vontade de construir um Vale comprometido com os direitos da população LGBT: a ativa participação de profissionais de outras cidades. As figuras da Psicóloga Franciany Bezerra , bem como de Ramona e Moara foram especiais, pois por meio dessas pessoas o seminário se fortalecia e também se transformava. Se fortalecia pois contava com apoio de profissionais e gestores de várias cidades do Vale e se transformava, pois seria sediado ano 2012 na cidade de Itaobim. 

E aqui estamos! O 4º Seminário LGBT do Vale, como é carinhosamente chamado