segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nesta quarta em BH: "Ciclo de Debates: Direitos Negados – Violência no cotidiano de travestis e transexuais”.

Loading

Na próxima quarta-feira, 13 de novembro, o O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh-UFMG) realizará em Belo Horizonte, no espaço 104, o “Ciclo de Debates: Direitos Negados – Violência no cotidiano de travestis e transexuais”.

Será todo um dia de debates e artes com ativistas, especialistas e pesquisadores visando dar uma maior visibilidade destas questões e articular formas políticas de enfrentamento às violências contra Travestis e Transexuais Masculinos e Femininos. 
O evento se propõe a abordar discussões sobre as experiências de travestis e transexuais, focando nas situações de violência e abordando temáticas como políticas públicas, saúde, patologização das identidades trans e direitos humanos. Serão realizadas duas mesas-redondas que terão a participação de especialistas representando diferentes órgãos do Governo, de ativistas dos Movimentos Sociais e de pesquisadores das Universidades.

O evento também tem como objetivo aprofundar a articulação entre as 
organizações da sociedade civil, fomentar o protagonismo social da população de travestis e transexuais frente aos órgãos governamentais e produzir pautas e documentos que refinem estratégias e elaboração de ações específicas nos âmbitos de promoção dos diretos, de acesso às políticas públicas e de combate à violência.

Abaixo, você pode conhecer a programação completa. A entrada é franca. O evento será realizado no Espaço 104 ( Praça Ruy Barbosa, número 104, centro, BH):  

14H: Abertura das mesas-redondas: 

Mesa 1: O campo das patologizações das transexualidades: negação dos direitos e luta política. Coordenador: Paulo Rizek

- André Lucas
Fisioterapeuta e mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN.

- Carla Silva 
Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Sistema SESI/FIRJAN

- Paula Sandrine Machado
Professora Doutora em Antropologia Social pela UFRGS. Professora e Pesquisadora do Nupsex/UFRGS - Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero

- Marco Aurélio Maximo Prado 
Professor Doutor em Psicologia (Fafich - UFMG) e Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh-UFMG)

16H: Coffee Break 

17H: Mesa-redonda

Mesa 2: Corpo como campo de batalha: violências, direitos e políticas.
Coordenação: Vincent Masaki 

- Indianara Siqueira 
Representante da RedTRans Brasil na região sudeste e Presidente do Grupo TransRevolução do Rio De Janeiro

- Anyky Lima 
Presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos Trans-MG) e representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)

- Rafaela Vasconcelos 
Mestranda em Psicologia da UFMG e Pesquisadora do NUH/UFMG

- Ellen Márcia Lopes Santos de Carvalho
Psicóloga, Investigadora de Polícia, Especialista em Direitos Humanos e Segurança Publica, Coordenadora do Núcleo de Atendimento e Cidadania à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Polícia Civil de Minas Gerais -NAC-LGBT

19H: Espetáculo Noy Soy un maricón (Cia. Toda Deseo)