quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Wagner Moura estrela novo vídeo de campanha Casamento Civil Igualitário

Loading


O novo vídeo da Campanha Nacional em Apoio ao Casamento Civil Igualitário, que tem o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) como um dos idealizadores, traz Wagner Moura. O ator inicia o vídeo fazendo uma pergunta: “… a palavra casamento pertence à religião?”, na sequência é respondido pelo rabino Nilton Bonder.

O vídeo é o terceiro de um total de 14, que buscarão debater os questionamentos mais comuns em relação ao casamento civil gay. A ideia é trazer especialistas de diversas áreas para responder perguntas apresentadas por um artista formador de opinião. Além de Wagner Moura, já participaram da campanha o apresentador Marcelo Tas e a cantora e compositora Izabela Taviane.





Em sua resposta, o rabino defende a separação entre estado e igreja e condena o uso de visões religiosas como razões para segregar os homossexuais de seus direitos civis em relação ao casamento. Sendo uma grande liderança nacional na comunidade judaica, Nilton lembra ainda que tanto os gays quanto os judeus sofreram com o nazismo durante a Segunda Guerra, o que os tornam ainda mais solidários com essa luta da comunidade LGBT. No final do vídeo o ator lembra ainda que todo e qualquer argumento contra a igualdade civil são sempre manifestações odiosas do preconceito.

O deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ), um dos principais impulsionadores da campanha, acredita que a participação do ator e do rabino é um grande reforço na busca pela igualdade social. “Acho incrível que essas pessoas com agendas tão cheias e com tanto prestígio, seja por sua carreira como ator, no caso do Wagner, seja por sua atuação religiosa como o Nilton, possam disponibilizar seu tempo e prestígio para apoiar essa causa que é de todos e todas", disse.