quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Organização da Parada Gay de BH divulga textos sobre estado laico e direitos LGBT

Loading

Com o tema "Estado Laico: sua religião não é nossa lei", a Parada do Orgulho LGBT 2013 de Belo Horizonte, será realizada no dia 29 de setembro e pretende por em discussão as tentativas da bancada religiosa no Congresso Nacional de criarem projetos de lei que ameaçam a separação entre estado e religião.

Tendo em vista que a comunidade LGBT é um dos principais alvos dos fundamentalistas evangélicos e católicos, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos-MG) criou um espaço para discussão do tema: a cada semana, sempre às segundas-feiras, eles publicam um texto em seu blog, com o objetivo suscitar o debate sobre o Estado laico e explicitar sua importância para a sociedade, com foco na comunidade LGBT.

O primeiro texto, publicado no dia 04 de agosto, foi de autoria da doutora em Psicologia Social pela UFMG, Andrea Moreira Lima, e teve como tema "Estado laico e suas implicações nos Direitos Humanos e Cidadania". O desta semana, escrito pela doutoranda em Direito na UFMG, Cynthia Semíramis, pôs em debate "Estado laico, legislação e direitos LGBT".

Nas próximas semanas serão discutidos ainda temas como Fundamentalismo, Opressão e Liberdades; Educação e Cultura; Ciência e Saúde; Sexualidade; e Representações de Família.

Além dessa iniciativa, o Cellos organiza também a IX Semana BH Sem Homofobia, que acontece entre os dias 21 a 28 de setembro. O evento tem o apoio de órgãos do poder público local, sindicatos, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, universidades e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos e LGBT.