quinta-feira, 2 de maio de 2013

Saiba mais sobre o único prefeito declaradamente gay do Brasil

Loading


Único prefeito assumidamente gay do Brasil, o sociólogo Edgar de Souza, 34 anos, foi eleito ao cargo máximo do Executivo de Lins, interior de São Paulo, nas eleições de 2012, conquistando 53,23% dos votos.

Em entrevista ao G1, Edgar contou que, durante a campanha, sua orientação sexual foi motivo de ataques por parte de seus adversários.  Então, Edgar subiu ao palanque e falou abertamente: Eu" não tenho que esconder com quem eu vivo, quem eu amo. Se eu esconder, não mereço ser prefeito de vocês. Deus me ama como homossexual”.

Tudo começou em 2004, na reeleição para vereador, quando começaram a surgir comentários sobre a homossexualidade dele. Mas o assunto se tornou mais intenso na época da candidatura à prefeitura. Chegou a ser enviados pelos correios cerca de 5 mil a 10 mil folhetos com foto dele e do companheiro.

Embora acredite que sua sexualidade não tenha relação com sua vida política, o tema foi utilizado como arma pelos adversários. "Na vida pública a gente preza pela transparência, não fazia sentido esconder quem eu amo e quem eu respeito.”

Atualmente, o prefeito tem uma relação há nove anos com Alex Trindade, 31 anos. Após as eleições do ano passado, eles trocaram as alianças e adotaram três meninos. “Sair do armário não tem que ser para os outros. Tem que ser para você. Esse é o grande passo porque você rompe a barreira da depressão, do sofrimento”.

Prefeito Edgar de Souza com o companheiro Alex Trindade