quarta-feira, 24 de abril de 2013

SUS vai reduzir idade mínima para cirurgia de mudança de sexo + conheça primeira transexual de uma HQ

Loading


Ainda nesta semana, o Ministério da Saúde vai publicar a portaria que diminui a idade mínima para a cirurgia de troca de sexo na rede públicaAssim aos 16 anos um transexual poderá iniciar o tratamento hormonal e psicológico para mudar de sexo já aos 18 anos - antes aos 21. 

A portaria também vai incluir o pagamento de cirurgias para a retirada de mamas, útero e ovários, além da terapia hormonal para crescimento do clitóris. Só não será pago a neofaloplastia, cirurgia para construção do pênis. Este procedimento não foi contemplado porque, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), trata-se de uma técnica em fase de experimentação.

O Brasil é um dos poucos países que oferece na rede pública de saúde a cirurgia para mudanças de sexo e há quatro hospitais no país que realizam tal procedimento. Estima-se que há na fila de espera 100 pacientes por ano aguardando a cirurgia. 

EM TEMPO: por falar em trans, a DC Comics apresentará em breve sua primeira personagem transexual. Na 19ª edição da HQ da Batgirl, Alysia Yeoh, amiga da protagonista, fará a revelação de que mudou de sexo. A imagem acima e abaixo mostra imagens de Alysia (cabelo preto) revelando para a batgirl (cabelo vermelho) que é transexual. 

Com informações do Estadão e Uol Entretenimento.