sexta-feira, 8 de março de 2013

Reflexão: Dia Internacional da Mulher (lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais)

Loading


Hoje, 8 de março, é considerado o Dia Internacional da Mulher. Assim, são elas, as mulheres, sem dúvida, nossas maiores musas ou muZas! ;)

Não estou falando apenas de Madonna, Lady Gaga, Beyoncé, Britney Spears, Alanis Morissette (aliás, hoje é considerado o dia da Alanis Morissette no Canadá), mas também de políticas, filosofas, atrizes, mães, amigas, etc. 

Mas como sabemos, o Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem as operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque que, em 1857, foram trancadas e queimadas dentro de salas após realizarem uma greve reivindicando melhores condições de trabalho e de salário.

Assim, esse tom de manifestação e protesto que permeia a data comemorativa também é um ótimo momento para lembrarmos de questões de mulheres específicas, como bem fez o Rio Sem Homofobia na imagem acima: o Dia Internacional da Mulher também é o momento de pautarmos a visibilidade e a questão das políticas públicas de gênero para lésbicas, mulheres bissexuais, travestis e transexuais.

Acrescento ainda, para reflexão, a questão do preconceito e machismo que é comum  tanto nas questões feministas quanto no movimento LGBT por estar presente no cotidiano da mulher e dos LGBT. 

Feliz Dia Internacional da Mulher para todas nossas queridas muZas!

Valmique