sábado, 19 de janeiro de 2013

Grupo de travestis de Fortaleza lança calendário com referências religiosas

Loading



Foi lançado nesta semana o Translendário 2013. Nesta edição, as fotos com o Grupo de travestis de Fortaleza, foram inspiradas em santos de diversas religiões para criar os próprios deuses e santos protetores dos travestis.

“O objetivo não é retratar Jesus Cristo. Nós nos inspiramos em religiões e criamos nossos santos e deuses”, disse o diretor de arte do translendário, Andrei Bessa, se referindo a um quadro de Salvador Dalí.

Entre os personagens mais criativos do calendário estão “a deusa dos incubados” e a “Nossa Senhora Protetora das Esquinas”. Segundo Andrei a deusa dos incubados foi inspirada no deus da mitologia nórdica Thor e “faz referência ao universo machista e preconceituoso, que mantém gays incubados, sem assumir a homossexualidade”. Já a santa é uma espécie de protetora dos travestis que se prostituem nas ruas do país.

Todo o projeto, orçado em R$ 10 mil, foi desenvolvimento graças às doações de simpatizantes. Em 2012, o calendário gerou ainda mais polêmica por ter sido supostamente financiado pelo poder público.

Cada exemplar será vendido a R$ 25. A renda arrecadada vai ser destinada ao Coletivo Artístico das Travestidas.

Com informações do G1