quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fazenda de Verão – Depois da pressão do público, Record assume casal gay no Jogo

Loading




*Por Wander Veroni

A Record bem que tentou, mas o público via redes sociais chiou. Finalmente, a #FazendaDeVerão mostrou nesta semana cenas de carinho entre Angelis e Manu – participantes que possuem um relacionamento amoroso no reality show rural há um pouco mais de um mês. O casal que é inédito na história do formato da atração aqui no Brasil virou motivo de preocupação da emissora e censura.

No programa que é exibido na TV aberta nada se via sobre o namoro das meninas. Até na transmissão ao vivo, via @portalR7, a produção faz o que pode para abafar as cenas. Em dezembro do ano passado, o apresentador Rodrigo Faro quebrou o gelo e assumiu Angelis e Manu na conta dos possíveis casais da Casa, de forma bastante discreta e sem dizer o nome das duas. Foi um avanço, diga-se de passagem.

Na internet, a torcida para Angelis é grande e o público parece ter comprado a briga, não entendo o motivo de censura do casal gay – uma vez que o reality show é exibido depois das 23h, atendendo a classificação etária da TV aberta. Por outro lado, a própria produção do programa parece que está fazendo o “jogo do contra”, tentando de diversas maneiras “queimar” Angelis com o público, seja colocando punições severas e nominais nos tropeços e discussões que ela arruma dentro do confinamento, seja criando situações constrangedoras para que ela perca a empatia junto ao público.


E o resultado disso tem sido bastante revelador: Angelis foi pega com a “boca na botija” em uma de suas muitas mentiras já contadas. No início do programa, ao participar de um Jogo da Verdade com os demais participantes, ela teria dito que era virgem e se indignou com os colegas pelo excesso de perguntas relacionadas a sexo. Ninguém acreditou na história naquele momento, mas ela insistiu tanto que as pessoas acabaram aceitando.

No programa desta terça-feira (01/01), numa conversa com Flávia, Dan e Manu na varanda, ela confessou que já fez um teste de gravidez [de farmácia] e que havia ficado muito preocupada porque tinha sido a primeira vez que ela havia transado [com um garoto] sem preservativo. A produz fez questão de colocar o flashback na fala.

Mas Angelis é safa. Durante a votação, sem ao menos saber deste artifício da produção, ela disse algo que faz muito sentido: que todos ali estão em um Jogo de Convivência que vale R$ 1 milhão e que é permitido usar de algumas estratégias para se preservar e chegar à final. Além disso, ela foi mais direta. “Na história dos outros realities shows, todo mundo que é sempre o mais indicado para ir para a Roça e volta, ganha o programa. Vou agradecer o voto de cada participante se, no final, eu ganhar um milhão”, sentenciou a mineira de Uberaba.

A moça que trabalha como assessora de imprensa, apesar da arrogância, não deixa de estar certa. Ela é franca e sempre se posiciona. E tem outra: age com naturalidade sobre a questão de ficar com meninos e meninas. Coisa que alguns diretores de TV, em pleno século XXI, ainda vê como tabu, como algo agressivo para o telespectador. Como assim? Já passou da hora de amadurecer....o mundo é diverso, assim como a vida. O show da vida tem várias cores e sabores.

* Wander Veroni, 27 anos, é jornalista, blogueiro e professor universitário. Há cinco anos produz e edita o blog jornalístico Café com Notícias. Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias