terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Uruguai - Deputados aprovam projeto sobre casamento gay no país

Loading



Mais um vizinho nosso sai na nossa frente em defesa do casamento igualitário. Desta vez, foi o Uruguai quem aprovou na Câmara dos Deputados a união entre pessoas do mesmo sexo. Em votação nesta quarta-feira, dos 87 parlamentares, 81 votaram a favor do projeto de lei, que agora será enviado para votação no Senado.

O PL tem apoio tanto da base governista quanto da maioria da oposição. De acordo com o deputado governista Julio Bango (Frente Ampla), há vontade política no Senado para que a discussão do projeto aconteça em 2013 após o recesso de verão. "Hoje todos e todas somos um pouco mais livres no Uruguai", comemorou no Twitter o deputado.

O texto aprovado pretende modificar cerca de 20 artigos do Código Civil e define o matrimônio como uma união permanente entre duas pessoas de sexo igual ou distinto. Neste ano, outras medidas em defesa dos direitos aos LGBTs foram adotadas pelo país, como a legalização da união homoafetiva, a adoção de crianças por parte de casais homossexuais, a permissão da mudança de nome e sexo e o ingresso de gays nas Forças Armadas.

Na América Latina, a Argentina foi o primeiro país a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, há dois anos. Em 2009, a medida foi aprovada na Cidade do México.