terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mostra de Cinema Espanhol e Latinoamericano em BH terá filmes de Almodóvar e de temática lésbica

Loading




Para quem gosta de cinema... entre os dias 23 e 29 de novembro, acontece em BH a II Mostra de Cinema Espanhol e Latinoamericano. São 50 filmes, incluindo curta-metragens, em mais de 100 sessões. O local de exibição é Usiminas Belas Artes. A entrada é franca e ainda haverá palestras, concerto, exposição e um concurso cultural de crítica cinematográfica.
 
Os filmes estão divididos nas seguintes temáticas: Realismo no cinema espanhol dos anos cinquenta, Terror pop, Zona Zine - Novos autores do cinema espanhol, Cinema em Construção, Nacional brasileiro, Pedro Almodóvar e Gay espanhol Universo lésbico.
 
A mostra também vai apresentar a retrospectiva da obra do cartunista e animador espanhol Calpurnio, uma das maiores referências europeias no gênero, e da diretora e atriz - que para nós também é importante saber que é lésbica e aborda as questões em seus filmes - de cinema e teatro argentina Ana Katz. No dia 25, nas sessões das 16h e das 19h45, haverá a apresentação dos filmes de animação sobre o personagem de quadrinhos Cuttlas, por Calpurnio. No dia 28, às 19h45, às 21h e às 21h30, é a vez de Ana Katz apresentar a sua obra cinematográfica.
 
O projeto é uma realização do Instituto Cervantes em Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha, em parceria com o Espaço Usiminas Belas Artes e sua livraria e café bistrô. Conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, do Consulado Geral da República Argentina em Belo Horizonte, do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura, e da empresa de vinhos espanhóis D. Quixote. 
 
A curadoria da Mostra é assinada pelo diretor do Usiminas Belas Artes, Pedro Olivotto, por Marta Ruiz Espinós, especialista em relações internacionais, diplomacia pública e cultural pela Universidade Complutense de Madri e pela Universidade Paris-Sorbonne e especialista em gestão cultural pela Universidade de Barcelona, e Marina Diaz, responsável pelo Departamento de Cinema e Audiovisual no Instituto Cervantes em Madri.
 
Outras informações sobre Latino 2012 podem ser obtidas pelo telefone (31) 3789-1600 ou pelos sites  www.belohorizonte.cervantes.es e www.usiminasbelasartes.com.br, no qual consta a programação completa dos filmes e das atividades complementares.
 
Concurso cultural
 
O Instituto Cervantes em Belo Horizonte vai promover ainda o Concurso de Crítica de Cinema Latino 2012, em que os participantes terão de enviar um texto escrito em português sobre algum dos filmes exibidos pelo ciclo Realismo no cinema espanhol dos anos cinquenta. A crítica deverá ter no máximo 35 linhas e o concorrente deve residir em Minas Gerais. Os textos devem ser enviados até o dia 3 de dezembro, para o e-mail avebelo@cervantes.es. Os autores dos três melhores textos ganharão bolsas para os cursos de espanhol no Instituto Cervantes em Belo Horizonte. O regulamento completo está disponível no site www.belohorizonte.cervantes.es.
 
LATINO 2012 – II Mostra de Cinema Espanhol e Latino-americano
Data: 23 a 29 de novembro
Local: Usiminas Belas Artes Rua Gonçalves Dias, 1581 Lourdes
Entrada franca, vagas limitadas. Os filmes serão legendados em português. Haverá distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.
 
EM TEMPO: Fiquem tranquilos! O Muza manterá você informado, diariamente, sobre os filmes exibidos de Pedro Almodóvar; da temática Gay espanhol Universo lésbico e da homenagem à Ana Katzs.  Clique na imagem abaixo para ver a programação completa.