terça-feira, 20 de novembro de 2012

Hoje, em BH, terá o lançamento do livro “Moda em Diálogos: entrevistas com pensadores"

Loading


Para quem gosta de Moda, hoje, em BH, haverá o lançamento do livro “Moda em Diálogos: entrevistas com pensadores" de Tarcisio DAlmeida, publicado pela editora Editora Memória Visual da Coleção Moda de Bolso. O lançamento será na livraria Mineiriana (rua Paraíba, 1419, Savassi), das 16h às 20h.

Sobre o livro

Para quem se interessa pelo tema MODA, entrevistas com figuras pouco acessíveis, como o embaixador da marca brasileira de jóias H.Stern, Christian Hallot, o presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, Didier Grumbach, ou a historiadora norte-americana de moda, Valerie Steele, são irresistíveis.

O lançamento fez parte da edição 2012 do celebrado "Vogue Fashion's Night Out", organizado pela Vogue Americana e reuniu nomes importantes da moda para um bate papo especial sobre a obra: Ruth Joffily, Lu Catoira e o autor, Tarcisio D'Almeida, foram mediados pela editora Camila Perlingeiro.

O livro Moda em Diálogos aborda inúmeras e distintas reflexões sobre o tema, contemplado através de traçados históricos, ideias, análises, críticas, contextualizações econômicas e de mercado, dentre outras abordagens de pensadores de diversas áreas do conhecimento, em especial das humanidades, de diferentes países. Todos - de alguma forma e em um determinado período de suas produções intelectual-profissionais - debruçaram-se sobre o assunto MODA.

O leitor encontra ainda um breve ensaio que contempla uma das questões centrais desta obra: a importância das contribuições de autores das humanidades para a compreensão do “fenômeno moda” na nossa realidade moderna e contemporânea.

Sobre o autor

Tarcisio DAlmeida  é professor e pesquisador do curso Design de Moda, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas. Ele também pesquisador-associado do Grupo de Pesquisa sobre Moda e Pedagogia da Moda, da Universidade Federal de Minas Gerais; e do Groupe d'Étude sur la Mode, da Université de Paris V, Sorbonne. Conselheiro editorial da revista acadêmica de moda Dobra[s] e crítico especial sobre o tema para a revista World Fashion. O autor é membro fundador e conselheiro editorial da Sociedade Brasileira de Estudos em Moda (primeira gestão, 1998-2000). Sua atual pesquisa de doutorado é sobre "Teoria, Crítica & Cultura da Moda", no Departamento de Filosofia da USP