sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Em BH, Mostra Cinema e Direitos Humanos exibirá filmes LGBT

Loading

De 13 a 18 de novembro, acontece em Belo Horizonte a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada em todo país. Entre clássicos e inéditos, a mostra exibirá, gratuitamente, 37 filmes produzidos, recentemente, em oito países latinos. Na capital mineira, as atividades acontecerão na sala de cinema Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

O evento tem o objetivo de estabelecer um diálogo com o público sobre seus direitos fundamentais. Além da exibição de filmes, o encontro se configura como um convite à reflexão e debate acerca da construção de um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos direitos humanos. 

Nessa edição, o homenageado será Eduardo Coutinho, considerado um dos documentaristas mais importantes da atualidade. Famoso por sua sensibilidade em ouvir o próximo, o cineasta registra as aspirações de pessoas comuns, sem fazer uso do sentimentalismo. Entre suas produções presentes na programação estão: “Cabra Marcado para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim, “Santo Forte” (1999) e “O Fio da Memória” (1991).

Durante a mostra será exibido “Elvis & Madonna”, de Marcelo Laffitte, que em 2011 ficou por pouco tempo em cartaz em BH. O longa narra a história de Madonna, uma travesti que ganha a vida como cabelereira, e tem seu dinheiro roubado pelo amante após conseguir realizar um show em homenagem ao Teatro Rebolado. Madonna conhece Elvis, uma entregadora de pizza que sonha em ser fotógrafa de jornal, enquanto bola uma estratégia para conseguir seu dinheiro de volta. Elas se apaixonam e tentam viver com os obstáculos impostos pelo ex-amante. Outro filme que merece destaque e será exibido, é o premiado curta metragem “O Vestido de Laerte”, de Claudia Priscila e Pedro Marques, sobre o cartunista e crossdresser, Laerte, que também já foi notícia aqui no Muza.


Serviço - 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Data: de 13 a 18 de novembro
Local: Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte).
Programção completa: clique aqui.