quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Livro sobre a relação entre jornalismo e homofobia será lançado em BH

Loading


No próximo sábado, 15 de setembro, será lançado em Belo Horizonte o livro “Jornalismo e homofobia no Brasil: mapeamento e reflexões”, livro escrito por Bruno Souza Leal e Carlos Alberto de Carvalho e publicado pela Editora Intermeios, que aborda a relação entre jornalismo e homofobia.

O livro é resultado de uma pesquisa específica, que traz resultados de investigações realizadas entre 2008 e 2010. Neste período, os pesquisadores se debruçaram sobre a cobertura jornalística acerca da homofobia, abrangendo mídias noticiosas impressas (jornais e revistas) e televisivas, conseguindo traçar um importante painel de como temas controversos tensionam as coberturas jornalísticas.

O livro apresenta aos leitores reflexões críticas sobre os modos de apreensão teórica da homofobia e do jornalismo, indicando determinados equívocos que historicamente têm impedido avanços na compreensão destes dois fenômenos. Mas é na proposição de que a homofobia, como temática controversa, auxilia a melhor compreender as negociações que o jornalismo estabelece com outros atores sociais que está a principal contribuição do livro. Ao colocarem em xeque concepções reducionistas sobre a homofobia e sobre o jornalismo, os professores indicam como, a partir da realidade brasileira, é possível desenvolver novas teorias e metodologias mais adequadas para a compreensão de ambos os fenômenos.

No mesmo dia e local (veja abaixo), Carlos Alberto de Carvalho lançará outro livro, chamado “Jornalismo: cenários e encenações" em co-autoria com Mozahir Salomão Bruck. Ao todo, o livro traz 10 artigos que resultaram de diversas pesquisas realizadas pelos professores nos últimos anos, que têm como objetivo indagar sobre os atuais modos teóricos de compreensão da atividade jornalística. Um dos artigos, de autoria de Carlos aborda questões relativas a homossexualidade e homofobia.

Serviço:
Lançamento dos livros Jornalismo: cenários e encenações, e Jornalismo e homofobia no Brasil: mapeamento e reflexões.
Onde: Livraria Quixote Savassi. Rua Fernandes Tourinho, 274. Tel.: 3225-0440.
Data: 14 de setembro de 2012.
Horário: 10 horas