quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fã mineiro da Lady Gaga tem seu trabalho em produto oficial da artista (saiba mais sobre essa história!)

Loading

O produto oficial de Lady Gaga com a arte de Joapa
People! Parece história de filme ou são para poucos... já imaginou sua artista preferida (ou a equipe dela) escolher um trabalho artístico seu, baseado em tal artista, e colocá-lo em um produto oficial? Ou deixe-me refazer a pergunta: que tal ter uma arte sua, feita em razão à sua artista preferida, em um produto oficial de quem você é fã? Pode parecer mágico, certo?  E com certeza é, mas pode não ser tão agradável assim.  Afinal, foi isso o que aconteceu com João Paulo Tiago, mais conhecido como Joapa (nascido em Unaí, interior de Minas Gerais, e que mora em Belo Horizonte) e... Lady Gaga.

Em um dia de abril, Lady Gaga através do seu twitter, às vésperas do lançamento de sua nova turnê mundial, a Born This Way Ball Tour, para aguçar a curiosidade dos fãs, começou a revelar alguns detalhes. Dentre eles, foi revelado a arte de um souvenier que seria vendido em sua turnê: uma latinha com bandaids em formato de carne, fazendo referência ao seu polêmico vestido de carne, que ela usou no Video Music Awards de 2010. Para tanto, a latinha com os bandaids trazia o desenho de Lady Gaga com seu vestido de carne. Até aí, tudo legal, tudo ótimo, ótima e original a lembrança do show, mas só havia um detalhe: a tal ilustração, foi feita pelo Joapa e o mesmo não fazia a mínima ideia de como seu desenho foi parar lá e/ou como a equipe da Gaga teve acesso à sua arte.

A arte de Joapa em questão são as Chibi Gagas. O Muza falou sobre esse belíssimo trabalho dele em janeiro de 2010. Ao saber do acontecido, João tentou – e conseguiu – entrar em contato com a equipe da Gaga que cuida desta área, no qual eles fizeram uma proposta, na qual ele fez outra. Inclusive, solicitando ingressos para o show da Mother Monster no Brasil, mas não conseguiu esse item da contrapartida porque o show da Gaga no Brasil não foi anunciado oficialmente...

História interessante, certo?  Assim, o Muza traz uma entrevista excluZiva com o Joapa sobre o acontecido, no qual ele revela mais detalhes.

Arte de Joapa (a esq.) e o produto da Gaga (à dir.)
A primeira vez que o Muza falou sobre as Chibi Gagas foi em janeiro de 2010. Mas desde então, você continuou realizando esse trabalho. Por quê?
Fiz mais Chibi Gagas após essa data, na verdade fiz a série até o começo da era Born This Way e dei uma pausa, para me focar em outros trabalhos meus. Também queria dar um descanso dessa série mesmo. É difícil acompanhar o fôlego de Lady Gaga para tantos looks! rs

Como foi que você ficou sabendo – e qual foi sua reação - ao ver uma das Chibi Gaga em um produto oficial da Lady Gaga.
Estava na minha casa, era uma manhã de sábado e um amigo me ligou dizendo. "olha o último tweet da Lady Gaga agora!" Não uso smartphones então, não estou sempre conectado, e fui lá conferir. Levei um baita susto e me senti primeiramente alegre e orgulhoso, por ela usar uma arte minha, mas chateado por não ter sido creditado naquele momento. Mas pensei racionalmente e sabia o que iria fazer dali em diante.

Após ter conhecimento de seu trabalho em um produto da Gaga, sem sua autorização ou conhecimento, o que você fez? Buscou apoio profissional ou o apoio de amigos e fãs da artista? Fale um pouco sobre isso.
Primeiramente,e eu tentei me informar sobre os direitos de uso de imagem, busquei orientação da advogados especializados em propriedade intelectual para ter certeza dos direitos que eu possuo. As Chibis seriam uma espécie de charge, paródia, caricatura... Depois usei meus blogs e redes sociais para gerar um buzz e esclarecer que ela imagem usada tinha um dono. As Chibi Gagas já têm uma grande popularidade no universo Gaguísitco da web e vários fãs já reconheciam minha autoria. Tive ajuda de vários little monsters amigos e que apoiam meu trabalho. Essa estratégia deu certo.

Obtive a informação de que você conseguiu entrar em contato com a equipe dela para falar sobre o assunto... como foi isso? Com quem você conseguiu falar? Foi através de email, twitter, telefone...
Sim, poucos dias após meu post sair nos blogs e tumblrs, recebi um email do escritório responsável pelo merchandising dos produtos de Lady Gaga. No começo achei que era fake, mas conferi todos os dados, site, fontes. Basicamente eles reconheciam minha criação e se disponibilizaram a resolver essa questão. 

João Paulo Tiago, o Joapa
É verdade que eles lhe ofereceram 500 dólares? Essa quantia oferecida foi uma proposta de acordo?
Sim. Mas não aceitei e fiz uma contra-proposta, baseada nos valores de mercado e pelo fato de terem usado e divulgado comercialmente algo meu sem minha autorização expressa... pedi outro valor maior e que colocassem meu nome nos créditos da embalagem que usa meu desenho.

Você sabe – de alguma forma – se a própria Lady Gaga obteve conhecimento desse assunto?
Sinceramente não sei. O que eu sei, segundo sua equipe, é que ela adorou os desenhos e fazia questão de tê-los em seus produtos oficiais que são vendidos em sua turnê. O escritório de merchan é que é o responsável para resolver esses trâmites. Felizmente, chegamos em um acordo amigável, satisfatório para ambas as partes, sem necessidade de processos. A situação está felizmente, resolvida. 

O assunto foi encerrado ou chegaram lhe pedir um novo desenho?
Os produtos (latas com a Chibi Gaga com o vestido de carne) serão vendidos em 2 meses. Já providenciaram nova Chibi do video de “Marry The Night” para usar em um novo produto! :)