terça-feira, 26 de junho de 2012

ColunaZs – “Edição Especial: LGBT”

Loading



Dia 28 é o Dia Internacional do Orgulho LGBT.  Canais, como o GNT, costumam dedicar algumas horas de sua programação para exibir programas com temática LGBT. Começando esta segunda (25) e terminando na quinta (28), o canal exibirá documentários que mostram diferentes realidades LGBT ao redor do mundo. Outros canais, como a MTV, já dedicaram sua programação a programas voltados para o público das letrinhas. Uma atitude louvável. Mas o que me incomoda é que ainda há a necessidade de separar datas específicas para exibir esses documentários, separar edições especiais, e raras, de programas para retratar esse universo.

Apesar da maravilhosa demonstração de apoio, continuamos como algo a parte, que não se encaixa de forma natural na grade dos canais. Não estou pedindo cotas na programação, de forma alguma. Isso é apenas um reflexo da sociedade atual. Ainda somos um grupo a parte, uma edição especial, um evento raro.

Mas deveríamos ser edições especiais por causa de nossa sexualidade? Nos separar por condições de nascimento? Muitos de nós se veem assim. Nos separamos, pois somos diferentes. Posso ter mais em comum com um hetero que com outro gay, existem milhares de assuntos que podemos discutir. Se sou uma edição especial, é pelo que faço com a minha vida e não pelo que, e com quem, eu faço na cama.

Quando conseguirmos mudar nossa visão a respeito do nosso “grupinho” (que diminutivo só tem no nome), conseguiremos mudar a visão das pessoas a nosso respeito. A palavra que ainda não entrou na cabeça de muitos, o objetivo, é bem simples... normal. O objetivo é conseguir encarar tudo isso de forma normal. Nós não conseguimos foi o como, e para se preocupar com o como, você tem que saber o objetivo.

Uma vez que conseguirmos perceber a diversidade como algo comum, a programação vai refletir isso. Não adianta cobrar deles uma atitude que ainda não temos.

*Becha Má é twittera toda trabalhada no veneno purpurinado. The Bitch says: follow my ass!