quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rede Universitária de Minas Gerais realiza Campanha contra a homofobia. Participe!

Loading

People! Como sabem, 17 de maio é o Dia Mundial e Nacional contra a Homofobia. Para não passar em branco, a Rede Universitária de Diversidade Sexual de Minas Gerais (RUDS Minas) está realizando uma ação simples, eficiente e interessante:

A RUDS Minas convoca todxs para tirarem uma foto (da sua webcam, do seu celular, da sua maquina digital, do que você tiver mais perto) com uma plaquinha com estes dizeres #VETAHOMOFOBIADILMA e a partir do dia 17 de maio de 2012 postar nas suas páginas da internet/celular (facebook, twiter, instagram,...) e na página da RUDS: https://www.facebook.com/rudsmg (é importante postar aqui para a RUDS ter registro de todas as fotos).

A ideia do “#VETAHOMOFOBIADILMA” é chamar a atenção para vetar a homofobia nas nossas escolas: expressa nas falas e brincadeiras cotidianas de professores, alunos e funcionários; nos livros didáticos; nas práticas pedagógicas! Vetar a homofobia no nosso sistema de saúde: onde travestis, transhomens e transmulheres não são respeitados; onde lésbicas não tem atendimento apropriado! Vetar a violência, a humilhação e a covardia que acompanham a homofobia!   

“Vamos contar pra todo mundo, que se for pra vetar alguma coisa, Presidenta Dilma, além do código florestal, vete a violência a qual ninguém deve ser submetido, única e exclusivamente, por sua orientação sexual e identidade de gênero!”, diz o comunicado oficial da RUDS Minas sobre a Campanha.


A Campanha está um sucesso, como você pode ver na imagem acima ou clicando aqui. Participe!  Se quisere, pode enviar sua foto para contato@muza.com.br que encaminharemos à RUDS Minas.

Abaixo, você pode ler um texto da RUDS Minas que ajuda refletir sobre a Homofobia, aproveitando a data de hoje:

Dia de contar pra todo mundo que nós não estamos satisfeit@s com a situação de violência e de precarização de direitos que lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transmulheres e transhomens estão submetid@s neste país.               
Estamos exaust@s e preocupad@s com as manifestações preconceituosas e violentas abaixo de cada notícia sobre homossexualidade na internet;               
Estamos chei@s de nos contentar com a atuação teatral de alguns representantes dos segmentos LGBT;         

Não vamos nos satisfazer somente com a “tolerância” de alguns pouc@s simpátic@s à causa, que nos apoiam desde que nós, LGBT, continuemos como cidadãos/cidadãs de segunda classe;     

Achamos irresponsável e inconsequente manifestações oficiais do governo federal de caráter preconceituoso e desinformativo, sobre educação e orientação sexual, num país onde milhares de pessoas são mortas diariamente de formas cruéis por vivenciar (ou se supor vivenciar) orientações sexuais não-heterossexuais e identidades de gêneros diversas.             

Sabemos que a homofobia é um sistema complexo e não se resume somente à atuação individual. Que é consequência e mantenedora de um sistema de pensamento e organização social heteronormativas. E que a homofobia não atinge somente à LGBT!            


A Rede Universitária de Diversidade Sexual (RUDS Minas) é composta por dez grupos que lutam para a promoção da cidadania LGBT e contra a homofobia dentro do espaço universitário. São eles: Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual - GUDDS!; Grupo Primavera nos Dentes; Glos; Maio de 78; Urucum; Movimento Organizado de Combate a Homofobia - MOOCAH; MUDD*SE; SHAMA; GLF e o Instituto Pauline Reichstul de Educação Tecnológica, Direitos Humanos e Defesa do Meio Ambiente.