quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lançado em BH, com apoio da Prefeitura, o “Guia LGBT”

Loading

People! Nesta quinta-feira, 31 de maio, ocorreu o lançamento do Guia pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT, ou apenas “Guia LGBT”, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e Cidadania - Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT (CRLGBT), órgão da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos.

O Guia LGBT tem como objetivo orientar a mídia, o agente público e a sociedade em geral sobre orientação sexual, identidades de gênero e movimento LGBT, numa linguagem simples, direta e acessível. O material é fruto de um trabalho intenso do Centro de Referência LGBT de BH e  Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com jornalistas, pesquisadores e outras instituições.

O Guia LGBT se propõe a apoiar a integração entre a mídia, o serviço público e o movimento LGBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social. O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que muitas vezes são usados de forma inadequada, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas e na discriminação.


Para o Supervisor do CRLGBT de BH, Carlos Magno, o Guia LGBT tem o objetivo de dialogar com os profissionais da comunicação para que as questões LGBT, quando abordadas, sejam de maneira correta, com respeito à dignidade humana e de acordo com a elaboração do movimento LGBT.  “É preciso entender o conceito de identidade de gênero para o uso  correto do artigo ‘a’ para as travestis e as transexuais femininas e a divulgação do termo ‘orientação sexual’ no lugar do termo opção sexual comumente usado de forma incorreta”, ressalta Carlos. Vale lembrar que essa é apenas a primeira edição. Alguns conceitos, como as identidades de gênero, são dinâmicos e se modificam com freqüência. “É fundamental que a imprensa e a sociedade civil acompanhem essas mudanças e mantenham um diálogo aberto com os movimentos sociais em prol do respeito às diferenças e às diversidades”, complementa.

O lançamento do "Guia LGBT" foi realizado às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, em BH, e contou com a presença de: Dr. José Francisco, da vereadora Silva Helena, de Soraya Menezes (da Associação Lésbica de Minas Gerais –ALEM), de Eliane Figueredo ( Coordenadora Municipal de Direitos Humanos), do Jose Wilson ( Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e Cidadania), de Jorge Naras ( Secretario Municipal de Políticas Sociais), Roberto Dutra (CELLOS-MG), Osmar Rezendes( ONG Libertos) e Frederico Viana ( NUH-UFMG) e de Carlos Magno (coordenador do CRLGBT-BH e colunista aqui do Muza). Abaixo, uma imagem da mesa que compôs o lançamento do Guia LGBT.

Foto: retirada do Facebook do Carlos Magno.