terça-feira, 29 de maio de 2012

ColunaZs – “She’s Not Me!” (sobre Madonna x Lady Gaga)

Loading


Para tudo que o baphão já começou!

Madonna começa sua turnê quinta (31), mas os bafos já começaram. Vai ter bullying, Madge falando da idade e aquela cutucada em Gagão!

Faz tempo que vazam set lists dizendo que Madge cantaria “Express Yourself” com pedaços de “Born This Way” e “She’sNot Me”.  Mas recentemente vazaram áudios e vídeos “provando” (pra mim, nada está provado até a turnê começar) que a performance é real.

Obviamente isso foi mais que suficiente para jogar lenha e álcool no incêndio que já é a briga dos fãs.  Mas será que a briga existe, de verdade, entre as duas? Apesar de ser divertidíssimo pensar que Madonna está realmente cutucando Gaga, é mais provável que ambas estejam rindo nos bastidores. Essa polêmica renderá muito para elas. E não adianta vir com síndrome de fã #chatiado, isso dá imprensa e promove as duas cantoras. Briga de fã é algo imensamente lucrativo, a indústria usa isso. Não é atoa que há um esforço mínimo para acalmar as rixas dos fãs. Michael vs Prince, Madonna vs Cindy, Britney vs Aguilera, Backstreet Boys vs *NSYNC, Beyoncévs Rihanna, isso pra citar algumas. As brigas estimulam as vendas, os fãs querem ver seu ídolo vender mais, que ele “ganhe” do outro.

Era de praxe um artista se dar melhor do que o outro nessas brigas. Mas eram artistas que começaram suas carreiras quase ao mesmo tempo. De certa forma, eles disputavam seu lugar no mercado. Como aconteceu ano passado, Britney vs Gaga, a disputa era entre uma veterana com cerca de 13 anos de carreira solo, e quase 20 desde sua primeira aparição na Tv, e a novata com cerca de 3 anos de estrelato e 6 de carreira. Essa disputa entre veterana e novata não criou uma “vencedora” e uma “perdedora”, apenas ajudou na publicidade de ambas. Britney já estava, muito bem, estabelecida no mercado e com uma carreira de extremo sucesso, Gaga com aquele boom de artista novo e de qualidade. O mesmo acontecerá nessa rixa. Madonna está mais que estabelecida no mercado, ela ajudou a reinventá-lo, possibilitou as carreiras das demais, e Gaga continua no seu boom inicial. Ninguém sairá ferido, apenas com mais dólares nos bolsos. Perdão, alguns fãs podem sair feridos e com dólares a menos no bolso...

E antes que os LM acendam as tochas e venham atrás de mim, boom inicial não é algo ruim. Praticamente todo quando estoura passa por isso. Por natureza nós gostamos de coisas novas, e Gaga ainda é, de certa forma, uma novidade no mercado. Com o passar dos anos a fanbase fica como a fidelizada. Chamo de boom inicial aquele período em que se tem muitos fãs e muitas pessoas que se acham fãs, mas estão curtindo a novidade. Se estabelecer no mercado não é perder público, é largar a bolha da superestimação e se manter como um artista bem sucedido. Enfim, cresçam e interpretem isso como algo bom.

Vale lembrar que não sabemos até que ponto Gaga está desavisada. Afinal, a música é dela. Foi registrada. Como disse anteriormente, ambas estão rindo e lucrando nos bastidores. E eu estou me divertindo com a guerra dos fãs. Que só para depois que um idiota agredir, fisicamente, outro idiota por causa disso.

Ah, já perceberam o quanto a letra de “Express Yourself” também pode dar umas cutucadas? Aqui vão uns pedaços:

 “Don't go for secondbest baby” (Não aceite o segundo lugar, baby)
“Express Yourself” (Se expresse)
“Respect yourself” (Se respeite)

Enfim, pra mim a performance só estará completa se ela cantar “She’snot me... AND SHE NEVER WILL BE”

Queridos Little Monsters, JUST PUT YOUR PAWS UP!


* Becha Má é twittera toda trabalhada no veneno purpurinado. The Bitch says: follow my ass!