sexta-feira, 30 de março de 2012

Veja tema, arte e o conceito da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Loading



People! Em junho, no dia 10, acontece a tradicional e popular Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Este também será o 16º Mês do Orgulho LGBT de SP. Acima, você pode ver o cartaz e arte oficiais. O tema deste ano será “Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão, fora de cogitação!” .

Segundo informações oficiais recebidas, a imagem foi feita pelos artistas visuais Gabriel Victal e Ariel Tonglet – que usaram como referência as campanhas de vacinação populares no país

O objetivo da arte é reforçar e ampliar o alcance da mensagem transmitida pelo tema. “A ideia não é expor a homofobia como uma doença individual, mas como um vício social que atinge a toda população e, por isso, precisa ser erradicado. A educação e a criminalização são colocadas como formas preventivas de combate a esse vício, portanto, surgiu a ideia de vincular o conceito da Parada deste ano com o das campanhas de vacinação”, explica Victal.

Para o artista, além de representar a responsabilidade que o Estado tem no amparo de uma população vulnerável, a gota traz ainda outras alusões do imaginário coletivo. “A gota da lágrima, a gota do sangue e até mesmo a gota de esperança são símbolos fortes, presentes no cotidiano de quem é discriminado e luta contra a opressão”, acrescenta o artista.

E aí? Gostaram? Interessante...

Lembrando que a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece no dia 10 de junho, a partir das 12h, na Avenida Paulista.