sábado, 10 de março de 2012

Mostra em BH traz filmes japoneses com temática gay (entrada gratuita)

Loading


People! Olha que bacana! Via O Tempo On Line Para ir além de qualquer estereótipo e mostrar uma terceira face do Japão, mais pop, subversiva e diretamente ligada à cultura LGBT, começa hoje, na Funarte, a mostra "Experiências J-POP", que inclui uma generosa seleção de vídeos, em cartaz a partir de hoje, e também dois espetáculos que serão apresentados entre terça e quarta-feira.

Com curadoria de Ricardo Fernandes, a seção audiovisual da mostra reúne trabalhos de curta, média e longa-metragem dos jovens cineastas Hiroki Iwasa e Koichi Imaizumi, ambos relacionados a uma estética conhecida como "cinema pink".

"Por meio desses trabalhos, é possível compreender que os filmes pornográficos gays no Japão são bem diferentes do que conhecemos por aqui. Há, em boa parte deles, uma visão mais romântica e cor-de-rosa do sexo. Nesse sentido, não são apenas as cenas de sexo que importam, mas também as narrativas que as envolvem", esclarece o curador.

"Além disso, os filmes trazem sempre a complexa relação entre a sociedade japonesa e a homossexualidade, ainda mais condenada por lá. O que temos, então, é uma realidade bem mais underground", completa.

A mostra ainda traz à cidade os próprios cineastas, que participarão, na segunda-feira, de um bate-papo aberto ao público para tratar dos temas relativos aos filmes. "Seja no cinema ou na própria sociedade japonesa, esse tipo de conversa se faz fundamental devido às relações e significados quase sempre muito velados", comenta Fernandes.

Foram escolhidos para abrir a mostra, na noite de hoje, o curta "Um Anjo no Banheiro Público" e o longa "Naughty Boys". Enquanto o primeiro, a partir de uma perspectiva ao mesmo tempo poética e absurda, volta-se ao universo dos encontros sexuais acontecidos em banheiros públicos, o segundo - adianta o curador - acompanha a conflituosa trajetória de um casal gay que se arrisca em diversas aventuras sexuais.

Agenda:
Mostra "Experiências J-Pop", com obras de Hiroki Iwasa e Koichi Imaizumi


Datas: De hoje a segunda-feira, a partir das 19h

Local: Funarte (rua Januária, 68, Floresta)

Entrada franca