quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ColunaZs – “Cabelo branco para todas as idades”

Loading
Em um episódio de “Os Normais”, Vani pergunta: se arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais, cuidar dele com carinho faz nascer menos?

Ame ou odeie, cabelo branco é tendência. A grande diferença pra algumas outras tendências é que é exótica, ousada e exige culhões: realmente não fica bom em todo mundo e dá bastante trabalho. Não é igual bigode (que é fácil de ter e, sabe-se lá o motivo, virou hype, deixando metade dos fashionistas por aí parecendo bicheiros).

Já tem algum tempo que modelos muito loiros e albinos têm aparecido em fotos e nas passarelas – e pode ter começado aí a coisa. Fato é que não interessa se você está mirando na Robyn ou no Mateus Verdelho: ter cabelo branco envolve vários cuidados.
Use apenas produtos sem cor ou brancos Isso varia de pessoa pra pessoa de acordo com genética e qualidade do descolorante, mas os fios tendem a ficarem coloridos. Eles se comportam como cabelos naturalmente grisalhos e ganham um tom avermelhado se o seu shampoo for dessa cor, ou um tom azulado se você nadar em uma piscina mal cuidada.

Não lave antes, lave muito depois A cor dos cabelos tingidos vai sumindo com o tempo. No caso dos descoloridos isso não acontece, é claro, então pode ficar tranquilo e lavar seu cabelo todo dia. E, ao contrário, tente deixar ele sem lavar por uns dois ou três dias antes de ir ao salão – vai doer menos.

Em casa? Tem como não precisar de um salão? Sim, mas você vai precisar de mais tempo - e de mais dinheiro se algo sair errado. Se um não-profissional for mexer com seu cabelo, a chance dele ficar amarelado ou alaranjado são maiores (especialmente se o seu cabelo natural é grosso e/ou muito escuro). E em casa talvez você precise repetir o processo muitas vezes. Uma saída é ir clareando seu cabelo aos poucos: tanto para o salão te cobrar menos quanto para não se chocar demais com a mudança. Cabelo claro já pode ser chamrmoso o suficiente pra você.

Hidratação Cabelos brancos pedem shampoos para fios secos. Pessoas com raízes oleosas podem usar produtos do tipo "silver", que ajudam a controlar a oleosidade. Detalhe: esses produtos podem contem pigmentos violeta. Eles ajudam a eliminar o aspecto amarelado e produzem reflexos prateados ou acinzentados, mas devem ser usados uma vez por semana.

* Texto de Gabriel Cadete, é jornalista e blogueiro do Oi Tudo em Cima?, louco por tênis e compulsivo por blusas com frases de impacto.