sábado, 31 de dezembro de 2011

Conheça o Projeto Pandora, uma linha exclusiva de calçados para Drag Queens

Loading









People! Um dos projetos mais legais de 2011 e que não poderia passar despercebido pelo Muza foi o Projeto Pandora. Trata-se de calçados exclusivos para Drag Queens. Isso mesmo! A criação e idealização é de Manuh Batista, também conhecido em Belo Horizonte como a drag queen Manuza Leão. “O Mercado de calçados para Drag Queens está pouco explorado, e com essa lacuna, projetei uma coleção de calçados visando suprir as necessidades do público alvo com numeração acima do número 40, saltos resistentes e com design direcionado para o mundo Drag. É um nicho ainda desconhecido pelos designers, encantador e promissor devido a falta de concorrência”.

A proposta do Projeto Pandora é inserir o Design no colorido e brilhante mundo das Drag Queens, apostando num traço diferenciado, produtos de primeira qualidade e desenvolvidos para atender as especificidades desse público em termos de estilo, tamanho, resistência e durabilidade. Uma curiosidade: o projeto nasceu no sétimo periodo do curso de design de produtos pela FUMEC, cursado por Manuh Batista. “Foi durante a aula de design de calçados do professor Pierre Pedroso que tbem é ministrada para quem não é aluno do curso. O projeto inicialmente foi recebido com cara ruim e com comentários internos de que não iria sobreviver às bancas de avaliação. Mas o projeto se mostrou contrário aos comentários e foi o mais comentado no desfile e no curso de Design de Produtos com ótimas criticas e deixou pessoas preconceituosas com a cara no chão tendo que concordar que o projeto ficou lindo”.

O próprio Manuh desconhece uma linha de calçados feita exclusivamente para Drag Queen no Brasi, assim como o mercado voltado às Dragsl: “No Brasil eu desconheço designers que trabalham com criações específicos para as drags. Fernando Pires confecciona, mas ainda não vi nenhuma coleção direcionada para o mundo drag queen”. Sobre o nome do Projeto, tem inspiração na mitologia grega: “Me inspirei na primeira mulher criada por ZEUS, na mitologia grega, a Pandora e enviada ao mundo como forma de punição aos homens.Pandora era dotada de muitas qualidades, um exagero de mulher, e com ela trazia a sua misteriosa caixa. O mundo drag é isso, exagero, mistério, sofrimento mas sempre alegre e exuberante. O nome "Pandora" possui vários significados: panta dôra, a que possui todos os dons, ou pantôn dôra, a que é o dom de todos (dos deuses)”, explicou.

Em 1º de dezembro de 2011 foi realizado um desfile na torre Alta Vila como lançamento da coleção e como apresentação final de projeto de graduação. A primeira coleção do Projeto, que você pode ver nas imagens acima, foi intitulada BRAZIL e se concentra nas cores e diversidade de formas encontradas na natureza aliadas ao glamour, ao lúdico e aos exageros típicos do universo Drag. São seis sapatos com saltos acima de 19 cm explorando as formas da Fauna e Flora brasileira. Os materiais usados são couros e vernizes para os cabedais e a mais leve e resistente madeira disponibilizada para calçados atualmente para as plataformas e os saltos. “Elas (as drag queens) logo perguntam onde comprar e qual o preço dos calçados! Elas ficaram apaixonadas pela coleção, mas creio que esse sentimento despertado se deve ao conceito aplicado a cada sapato e a propria coleção. E claro, elas logo perguntam, tem tal numero? Alguns abaixo do 40, mas a maioria informa de forma engraçada que calça mais que 40”, revelou Manuh.

Os interessados em adquirir deve entrar no site oficial do Projeto Pandora. Inicialmente só serão feitos calçados por encomenda. Entre no site, escolha o modelo e envie um email, que será respondido explicando tudo sobre as formas de pagamentos, prazos e garantias.