segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Em Juiz de Fora acontece a II Semana da Diversidade Sexual

Loading

People! Tera início amanhã, 8 de novmebro em Juiz de Fora, a da II Semana da Diversidade Sexual. O evento, que tem a Universidade Federal de Juiz Fora como local, segue até o dia 11 de novembro.

O evento dá continuidade aos debates iniciados em 2010 e é organizado pelo Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (MUDD*Se), grupo integrante da Rede Universitária de Diversidade Sexual de Minas Gerais (RUDS-MG).

Segundo Cláudio Magno, da comissão organizadora, “Os principais objetivos são informar a população sobre a diversidade sexual e combater a homofobia em Juiz de Fora e região, difundindo esse debate a partir da universidade”.

Toda a programação é gratuita e conta ainda com apresentação de trabalhos acadêmico-científicos realizados no município, debates e exibição de filmes comentados. Alguns dos temas abordados por militantes e pesquisadores ao longo da semana serão: “Educação sem homofobia”, “Religiosidade e Comunidade LGBT” e “Direitos LGBT”.

Um dos destaques da programação é a mesa de debates “Travestilidades e Transexualidades” abre o evento na tarde desta terça-feira, dia 8, no Anfiteatro da Reitoria da UFJF. Serão discutidas as peculiaridades e vulnerabilidades desta parcela da população e as manifestações de preconceito enfrentadas cotidianamente. O primeiro homem transexual do Brasil, João Nery, participará do debate e, na sequência, fará o pré-lançamento de seu livro: “Viagem Solitária: Memórias De Um Transexual 30 Anos Depois”, na Livraria Saraiva.

Drags Queens e bandas locais encerram a programação com a II Festa da Diversidade Sexual, convidando toda a população para um encontro com a diversidade e para a construção de uma sociedade sem preconceito ou discriminação. A partir das 23 horas do dia 11, sexta-feira, na Praça Cívica da UFJF, com entrada franca.

ORGANIZADORES

A II Semana da Diversidade Sexual é organizada pelo Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (MUDD*Se) – com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Rede Universitária de Diversidade Sexual de Minas Gerais (RUDS-MG) - que surgiu em Juiz de Fora a partir de uma oficina promovida pelo Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS!), de Belo Horizonte, durante a I Semana da Diversidade Sexual, em outubro de 2010.

Os interessados em conhecer melhor o grupo poderão participar de uma roda de conversa sobre os seus princípios norteadores e a sua inserção no contexto político universitário na quinta-feira, dia 10, às 16h, na FACOM/UFJF.

Mais informações pelos telefones: (32) 3211-4313, (32) 9977-4590; (32) 9107-6495 e (32) 9923-7174.