sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Marcha pelo Estado Laico acontece amanhã em BH

Loading



People! Amanhã, sábado, acontece a Marcha pelo Estado Laico em BH. A manifestação acontece a partir das 14h, na praça Afonso Arinos, e segue até a praça da Liberdade. Ativistas de vários movimentos sociais estarão presentes.

A Marcha pelo Estado Laico já aconteceu em São Paulo e Recife (21 de agosto), no Rio de Janeiro (25 de agosto), em Florianópolis (30 de agosto). Amanhã também acontecerá em Curitiba. Em Brasília será no dia 30 de novembro.

Abaixo, você pode ler um release oficial do evento, recebido pelo Muza, no qual há mais esclarecimentos sobre o assunto:

As Marchas pelo Estado Laico surgiram em oposição ao aumento das interferências de grupos religiosos em políticas públicas brasileiras (como as questões relativas aos direitos dos homossexuais). Apesar da definição constitucional de nosso Estado ser laico, há vários exemplos de crenças e moral de base religiosas sendo usadas para determinar e limitar o debate público acerca de leis e ações estatais.

No legislativo, parlamentares confundem a representação dos interesses do povo com a imposição de valores e moral religiosa a toda uma população. Juízes decidem seguir “lei de Deus” ao invés dos princípios constitucionais e determinações legais. E mandatários do poder Executivo subsidiam, fazem alianças e acordos com instituições religiosas.

A demanda da Marcha pelo Estado Laico é pela discussão à luz da Constituição e afirmativa do Estado Democrático de Direito. Traz à pauta assuntos caros à sociedade tais como diversidade religiosa e liberdade de crença, fortalecimento da educação laica, casamento entre pessoas do mesmo sexo, descriminalização do aborto, criminalização da homofobia, entre outros, de forma que reflita o conjunto da sociedade brasileira, plural e diversa.