quinta-feira, 14 de julho de 2011

Novela “Insensato Coração” – Mãe não aceita o filho gay

Loading



Bee! A novela “Insensato Coração” continua discutindo a homossexualidade e homofobia. Nesta semana, desde segunda-feira, o foco está sendo na relação do Eduardo (Rodrigo Andrade), com sua mãe Sueli (Louise Cardoso) após ele revelar ser gay. El resolve conversa com sua mãe, que é proprietária de um quiosque freqüentado por gays na praia, e contar para ela que está namorando Hugo (Marcos Damigo). Para sua surpresa, sua mãe afirma que não aceita filho gay.

Em outros dias, foram exibidos outras cenas do desdobramento dessa conversa entre Eduardo e Sueli. Primeiro, Eduardo desabafa com sua amiga Alice (Paloma Bernardi), que assim como ele também ficou surpresa com a reação de sua mãe. Na outra cena, Sueli pede a Hugo para ficar longe de Eduardo. No que Hugo reage dizendo que ela aceita os gays desde que eles sejam clientes de seu quiosque mas não para conviver dentro de casa. Por fim, Xicão (Wendell Bendelack), gay e funcionário de Sueli no quiosque, pede demissão após saber da reação/posição de Sueli com Eduardo e Hugo. Ele alega que prefere trabalhar em um lugar onde ele é abertamente discriminado. Eita!

Sem dúvida, haverá ainda desdobramentos do namoro de Eduardo e Hugo. Está previsto para sábado, uma cena na qual Eduardo conversa com Hugo e Alice e resolve se mudar para a casa da amiga por causa do posicionamento da mãe. Aguardemos!

É bom ressaltar que todas as cenas estão sendo muito bem construídas, num equilíbrio interessante entre militância e humanidade dos personagens. Parabéns aos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares e a direção de Cristiano Marques, Flávia Lacerda, Maria de Médicis e Luísa Lima.

Sobre o beijo gay entre Eduardo e Hugo, em recente entrevista o ator Rodrigo Andrade declarou: "Gostaria de quebrar esse tabu, de entrar para a história da Globo. Mas isso não depende de mim nem mesmo dos atores, depende da alta cúpula da emissora. Independente de ter ou não um beijo, Eduardo e Hugo já mostram que muita coisa pode mudar, que as pessoas podem ser felizes, constituir família, enfim, viver bem, e dizer que é uma hipocrisia todo esse preconceito”.


No site oficial da novela é possível ver todas as cenas.