segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parada Gay de São Paulo reuniu 4 milhões de pessoas e mandou recado aos religiosos

Loading



People! Na tarde de ontem aconteceu a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Sim! A Parada Gay mais numerosa do mundo é brasileira. Desta vez, o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas na tradicional avenida Paulista. Pela primeira vez em 15 anos, a Parada contou com a presença inusitada chuva.

Polêmicas

Este ano o tema foi “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia”! Um singelo recado aos religiosos fervorosos que tanto nas ruas quanto no senado brasileiro são contra os direitos dos homossexuais. Este ano, como já vem acontecendo há algum tempo, na quinta-feira antes da Parada Gay aconteceu a Marcha Para Jesus. Neste ano, alguns evangélicos-políticos fundamentalistas aproveitaram os momentos de fala no evento religioso para criticar a aprovação de direitos aos homossexuais, como o reconhecimento da união estável pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Outra polêmica envolvendo religião na Parada Gay foram anúncios de preservativos com imagens de santos. Cerca de 170 cartazes foram distribuídos em postes com imagens de 12 modelos masculinos seminus como São Sebastião, São João Batista e outros santos. A mensagem? 'Nem Santo Te Protege' e 'Use Camisinha'.

O presidente da Parada, Ideraldo Beltrame, explicou a escolha do tema e dos cartazes: “Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião”.

Valsa?

Lembram do convite para todos os casais presentes na Parada dançar Valsa às 13h30? Pois bem, a idéia foi boa, mas não rolou. No horário combinado foi tocada a versão remixada de Danúbio Azul, mas devido a superlotação da avenida, não possível os casais dançarem....

Abaixo, você pode ver uma matéria feita pela TV.Folha e pelo G1 sobre o evento.












Com informações da Folha.com e G1 e Estadão

Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress