quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gay agora pode doar sangue no Brasil? Sim e não... entenda a nova portaria!

Loading



People! Foi divulgada hoje no 'Diário Oficial da União' uma nova portaria do Ministério da Saúde com novas regras para Doação Sangue. Uma das alterações que mais nos interessa é saber que a orientação sexual não é mais critério para selecionar os doares. Isso mesmo! Se você não sabia, homossexuais e bissexuais simplismente não podiam doar sangue se se identificassem como tal.

Com a nova portaria, a nº 1.353, diz que "a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria".

Legal né? Nem tanto... isso, porque ainda consta como impedimento temporário para doação de sangue “homens que tiveram relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses”. Oi? Isso mesmo. A restrição está prevista em legislação desde 2004 e também engloba heterossexuais que tenham tido relação sexual com mais de um parceiro no mesmo período.

Ou seja, você que é gay e quer doar sangue tem que ficar pelo menos um ano sem transar. Mas se você é lésbica, ok!

Dentre as novas regras, destaca-se ainda a autorização de jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue, mas desde que tenha uma autorização dos pais. Agora, idosos de até 67 anos também podem ser doadores.


Fonte: O Tempo e G1.